domingo, 19 de agosto de 2012

Oportunidades Acadêmicas Education USA e ILRIO Prep Program

Depois que cheguei de Exeter, comecei a trabalhar em cima da minha candidatura para as universidades nos Estados Unidos. Duas organizações se dispuseram a me ajudar durante o processo, o ILRIO e o Education USA, através dos programas Oportunidades Acadêmicas e ILRIO Prep Program, respectivamente.

O Programa Oportunidades Acadêmicas do Education USA, é financiado pelo Departamento de Estado Americano e dá a oportunidade para alunos oriundos de famílias de baixa renda o suporte financeito necessário durante todo o processo seletivo, além de orientação na escolha e candidatura para as universidades. O Prep Program também me ajudou da mesma forma com a orientação com os essays, preparo para os SAT's - um exame projetado pelo College Board que se assemelha a um exame semelhante ao ENEM no Brasil - o TOEFL, e escolhas das universidades para as quais iria aplicar.

Tive que viajar para Recife e São Paulo para fazer todos os exames necessários. Na última viagem encontrei todos os OG's, estudantes do Programa da Education USA, e tivemos várias palestras com as advisers da Associação Alumni e Education USA do Rio.


Fotos da viagem para São Paulo

Estudantes selecionados pelo programa Oportunidades Acadêmicas (Opportunity Grants) do Education USA

Tábata Amaral de Pontes, João Henrique Vogel,Allan Michel Jales Coutinho e Breno Oliveira, alguns dos alunos selecionados pelo ILRIO Prep Program no ano de 2011 com Fabiano Jácome, Prep Program Fellow.

O processo é muito árduo - lembro-me até de ter passado meu ano novo escrevendo um dos formulários para uma universidade - e todos realmente que conseguem passar por ele já são vitóriosos. Eu pude aplicar para cinco universidades: Green Mountain College, Berea College, Wheaton College, Bennington College e Bates College.

Nenhum comentário:

Postar um comentário