Domingo! Tomei café e fui correndo pegar o ônibus, visto que essa seria a última vez que os estudantes poderiam sair de Exeter até o Wallmart, levados pela própria escola. Aproveitar também para saber se teria condições de comprar novas lentes para os meus óculos.
Alunos indo em direção aos ônibus
Lá, descobri que demorariam duas semanas para obter novas lentes, e que teria que voltar até o Wallmart para obtê-las. No deal, then! Teria que superar isso! Passei o tempo olhando os produtos e comprando algumas coisas que estava precisando.
Eu e Vitor Bevilaqua (brasileiros), saindo do Wallmart
A tarde, conversei pelo Skype com Paula Guedes, que faz parte do ILRIO e se voluntariou para orientar tanto eu como o Hyago. Foi a nossa primeira conversa depois da entrevista para ganhar a bolsa de Exeter. Foi bastante agradável, e nós conseguimos de certa forma sintetizar a alegria de está participando do programa, tanto como falar da nossa adaptação. O papel da Paula como minha orientadora só veio a se fortalecer com o tempo! Ela se tornou uma chave indispensável ao meu desenvolvimento tanto pessoal como acadêmico.
Ao longo do dia terminei de fazer minhas atividades, que não eram tão poucas! A noite veio, mesmo com demora, trazendo o sono!
Eu acordei muito cedo. Levantei e fui para o banheiro do dormitório que ficava no mesmo andar. Desci eram apenas 6:30h da manhã. Não havia ninguém praticamente nos gramados de Exeter. Segui em direção ao refeitório e tomei meu café da manhã. Hoje iria ter todas as aulas, menos a de História dos Estados Unidos. Além disso, estava previsto para que hoje nós fizéssemos a competição entre os dorms de Exeter.
Depois das aulas, todos se prepararam para isso. Almocei e segui direto para o meu quarto, para vestir a camisa que havia grafitado dias anteriores. Todos os meninos do meu dorm foram orientados à descerem e se encontrarem no térreo, para que em grupos pudéssemos seguir para o campo de futebol americano da escola.
Quando desci, vi tropas de estudantes indo em direção ao campo. Todos cantavam seus gritos de guerra. Seria uma "gincana" muito competitiva, pelo visto. Meu dorm também seguiu em marcha e nos organizamos. Os alunos se voluntariavam para participar das competições.
Estudantes dirigindo-se para o campo com suas camisas seladas com o WS (Webster South)
Estudantes competindo
Grupo de estudantes de um dorm esperando pela competição
Competição com Sacos
Eu primeiramente fiquei mais na torcida do que participando, até que em uma das últimas competições decidi participar. Foi drástico, e engraçado. Deveríamos formar uma fila com dez estudantes. O primeiro ia correndo até alcançar uma marca, onde pegava um taco de baseball suspendendo-o e colocando-o de encosto à testa, dando dez voltas ao redor dele, como se o taco fosse o sol e você um planeta, rodando em torno dele. Não dava outra. Todo o estudante que ia, passava muito tempo rodando, ou ia muito rápido e saia correndo novamente para a fila, caindo, ou tropeçando, até que outro estudante fosse fazer o mesmo percurso. Na minha vez, eu fiz o trajeto bem rápido, mas acabei levando uma queda daquelas maravilhosas na volta; o meu mundo girava... Levantei e sai correndo pela diagonal, parando somente muitos metros depois da marca de chegada! Maravilha! (Risos).
Ao final de todas as competições o meu dormitório Webster South ganhou! Saímos vitoriosos. Os estudantes voltaram para seus estabelecimentos, onde tivemos tempo para comermos (cook out) e nos organizarmos a primeira Caraoke & Carnival em Exeter, que seria uma festa para integrar os estudantes da escola.
Eu e Farhan Mohammed durante o Caraoke & Carnival
À noite todos estavam no Thompson Gym, participando das várias brincadeiras e danças. Tive a oportunidade conhecer mais alunos, principalmente outros brasileiros, tanto como uma menina que se tornaria uma grande amiga minha, Maria Fernada Potter. Ela também gostava de dançar, assim como eu, e para a minha felicidade nos "esbarramos" dançando nesse dia. O ruim de todo o episodio, foi que, infelizmente, outra aluna havia quebrado os meus óculos quando pedi para ela olhar as minhas coisas enquanto ia tirar uma foto! (Passaria todo o verão com os óculos quebrados a partir desse momento). That was bad!
Foto tirada durante o Caraoke & Carnival com meus colegas