quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Washington D.C - 3° dia - 10/01/2011

Como de costume precisamos acordar cedo. Hoje eu acordei com o staff batendo na porta. Estava na hora! Café da manha rápido, com as memas delícias do outro dia e ônibus. Hoje iríamos fazer trabalho voluntário!!!

A instituição com quem iríamos trabalhar seria Greater DC Cares. Estávamos a poucos dias do MLKD (Martin Luter King Jr. Day) e iríamos ajudar essa organização a fazer os preparativos para a comemoração.

O reverendo Martin Luther King Jr. foi um grande ativista para os direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Era um grande seguidor dos ideais de Mohandas Gandhi o qual pregava campanha de "não violência e de amor ao próximo`. Também conhecido por seu discurso "Eu tenho um sonho" - `I have a dream speech`, o qual mudou a história de todo o mundo através de suas palavras de igualdade e amor ao próximo.

Discurso I Have a Dream Legendado



Pegamos o ônibus e seguimos para uma escola que estava desativada. Chegamos e fomos recebidos pelos coordenadores do projeto e fomos divididos. Fiquei com o grupo que trabalharia com desenho.

Local onde desenvolvemos a atividade
Fomos para uma sala onde nos foi disponibilizado projetores e quadros de pintura. O trabalho voluntário consistia-se na produção de quadros com a logomarca de várias universidades para o desfile que ocorreria. O intuito era fazer com que muitas pessoas tomassem o conhecimento sobre as universidades nos Estados Unidos e pudessem através disso conhecer o trabalho que elas desenvolvem.

Jovens Embaixadores esperando no lobby para serem divididos em grupos
Eu e a Gabriela Tom desenvolvendo o trabalho de desenho
Fiquei muito feliz de ver os todos os Jovens Embaixadores ali, unidos em torno de uma mesma causa com um mesmo sentimento: Ajudar na construção de um trabalho tão importante para a comemoração de um tia tão especial na história dos Estados Unidos e também do mundo. 

Comecei trabalhando com a ajuda do projetor mas fui deslocado para fazer esse trabalho manualmente, ja que segundo a Melissa eu tinha boa coordenação motora. Depois de terminado o trabalho fui verificar o que os outros Jovens Embaixadores estavam fazendo. Parte do grupo estava arrumando um armazém com o Simon e o Cabbie. 

Voltamos para uma sala onde o pessoal da organização nos ofereceu o almoço, o que foi muito gentil da parte deles. Pizzaaaaaa! (Já comentei que adoro a pizza dos americanos? hehe :D). Agradecemos ao grupo do Greater DC Cares pela maravilhosa oportunidade e seguimos para o escritório da World Learning, onde teríamos um workshop sobre social Justice e discutiríamos mais sobre Martin Luther King Jr.

Jovens Embaixadores comendo Pizza *Foto Adriano Tairik 2011 YA*
Eu e Denis, do estado do Acre, dentro do ônibus

Ao chegarmos entramos na sala de reuniões e conhecemos Peter Simpson, Diretor do Programa da World Learning. Depois disso Melissa e Cabbie começaram o Workshop. Nos incentivaram a dar respostas sobre o que eles perguntavam sobre Social Justice and Human Rights - direitos humanos. Ao final demos a nossa própria definição sobre isso e expandimos os nossos conhecimentos. Momento ótimo para escutar o que os outros Jovens Embaixadores pensavam sobre o assunto e para expressar opiniões.

Peter Simpson se apresentando aos Jovens Embaixadores

Melissa e Cabbie dando inicio ao Workshop
Fizemos ainda esquetes sobre questões que envolviam o temas sociais. Fomos separados em grupo e fizemos um cartaz sobre `justica social` e depois formulamos a esquete. O meu grupo trabalhou o tema `aborto`, enquanto os outros grupos trabalharam a questão das drogas, educação, etc.

Social Justice, uma análise atraves de diagramas - Clique na imagem para ampliá-la

Trabalho sobre formas de preconceitos, os chamados `isms`, devido a terminação das palavras. Clique na imagem para ampliá-la.

Jovens Embaixadores trabalhando na World Learning em Workshop sobre Social Justice

Uma das esquetes feita pelos Jovens Embaixadores - Qual seria o tema abordado pelo grupo? :D


* Infelizmente foram gravados as 5 esquetes, inclusive o meu, todavia os videos ficaram corrompidos


Por último escutamos o vídeo de Martin Luther King Jr. em seu pronunciamento dado no Memorial Lincoln , o `I have a dream Speech`. Ficamos tambem sabendo que iriamos fazer os nossos proprios discursos, os nosso próprios "I have a dream speeches" e pronuncia-los no mesmo local onde Martin o fizera. Muitas coisas nesse programa iriam nos inspirar a fazê-lo. Muita coisa ja havia mudado em mim. Ver o mundo de outra forma nos faz pensar, nos faz ver as coisas por outro ângulo. E algo que nos faz crescer.

Melissa falando sobre Martin Luther King Jr.

Segundo a antropóloga americana Margareth Mead "a cultura é uma lente através da qual o homem enxerga a realidade". O que ela quis dizer com isso? Que existe uma multiplicidade de formas de ver o mundo, e era isso que estava acontecendo. A cada dia, a cada momento, a cada encontro nos Estados Unidos tivemos a oportunidade unica de ver o mundo por uma `outra lente`. Uma nova forma de ver o mundo e de se associar com ele e de perceber que as culturas são muito variadas e que apresentam uma riqueza enorme de arranjos e soluções para a vida.

Organizamos o espaço que nos fora cedido na World Learning e nos arrumamos para ir ao Workshop de dança.

Eu momentos antes de sair do escritório da World Learning para o Workshop de danca em Washington D.C
No Workshop de dança conhecemos a nossa instrutora. Ela foi muito extrovertida e a aula foi muito impressionante. Dançar, como muitos dizem, é a expressão da alma. Acredito nisso e me senti muito bem ali, dançando e ensinando também ritmos brasileiros como o samba e o forró. O Gabriel e a Laize, por exemplo, dançaram até capoeira.

Jovens Embaixadores na aula de danca em Washington D.C *Foto Embaixada dos Estados Unidos*
Nos despedimos da instrutora e nos retiramos para irmos a Chinatown, um bairro chinês localizado em D.C

Eu em Chinatown
Fotos de Chinatown *Foto 2011 YA Adriano Tairik*






Fui ao Subway com alguns Jovens Embaixadores e comemos sanduíche. Passei também no Starbucks, uma loja muito conhecida nos Estados Unidos que vende café, doces, etc. Estava na hora de ir para o 4-H. Hoje pegamos o metrô. Fomos divididos pelas host states para seguirmos e pegarmos o metrô. O grupo de Cleveland, Ohio ficou com a Staff Cari e ela nos conduzio até o terminal.

Jovens Embaixadores. Grupo de Cleveland e Cari (L) momentos antes de ir ao metrô
Me impressionei mesmo com o tamanho daquilo. Eram três escadas rolantes, e uma delas enooooooooooooooooooooorme, até chegar a linha do metrô. Era outra cidade abaixo de D.C. Existe até conexões que levam as pessoas para hotéis lá de baixo.

Uma das escadas para o acesso ao metrô - Olhem o tamanho disso - *Foto Adriano Tairik*

Metrô em Washington D.C *Foto Adriano Tairik*
Eu no metrô em Washington D.C

Depois pegamos a conexão com o ônibus. Chegamos ao 4-H. Tivemos algum tempo para deixar as nossas coisas no quarto, outro workshop iria começar. Ja eram umas 8:30h da noite. Fomos divididos em grupos e comecamos a trabalhar a nossa retórica. Fizemos umas simulações sobre apresentações em reuniões que teríamos onde deveríamos falar sobre o programa Jovens Embaixadores. Depois desse workshop fomos liberados e voltamos para o quarto. Estava ancioso pelo o dia que viria. Iríamos fazer nossa primeira apresentação sobre o Brasil em uma escola em Washignton D.C e teríamos muitas outras atividades especiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário