quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cleveland, Ohio - 3° dia - SHAW HIGH SCHOOL -14/01/2011

Esse dia seria marcado como um divisor de águas em minha vida. Uma lição de vida na verdade.  Você nunca parou para pensar que às vezes alimentamos idéias errôneas sobre pessoas, coisas... O famoso preconceito. Acredito que sempre estamos a aprender com a vida e a experiência que teria hoje seria uma das mais marcantes que vivi, e garanto ainda, das que viverei. Hoje reveria os meus conceitos e iria ver o quão céticos às vezes nos tornamos e como necessitamos de experiências como estas para crescer e para nos fazer notar que ainda nos resta muito para aprender.

Eu abri mais uma vez meus olhos sem me dar conta disso ainda. Estava escuro, como sempre. Havia escutado que a escola Shaw High School era muito perigosa.

Meu irmão e eu seguimos para a escola como de costume. Chegando lá fui fazer pesquisas sobre a Shaw High School e terminei de preparar com o grupo de Cleveland algumas coisas sobre a apresentação que faríamos sobre o Brasil.

Eu dentro da biblioteca da Westlake High School
Quando o Yuri chegou partimos para o Office de Gina e de lá seguimos para a escola. Gina afirmou que todos os alunos que ela levava para Shaw High School sempre adoravam a experiência (Iria descobrir mais tarde o porquê desse comentário) e que além do mais, estávamos sendo muito exagerados quando nos preocupamos com os nosso aparelhos eletrônicos. Na verdade, iríamos perceber que deveríamos ter cuidado com idéias pré-concebidas.

Chegando na Shaw High School fomos recepicionados por uma senhora chamada Mss.Urogde e por vários alunos. Eles nos levaram para um sala, onde teríamos um dos momentos mais memoráveis nos EUA. A sala era linda. Bastante decorada com as cores dos Estados Unidos, bandeiras, cartazes, enfeites and so on

Escola Shaw High School

Muitos outros alunos já estavam na sala. Sentamos e a banda da escola fizeram uma apresentação de cair o queixo! Essa banda da escola já foi até convidada a participar da abertura das Olimpíadas em Pequim. Um dos alunos que estava lá, inclusive, participou da abertura.

Depois disso nos Jovens Embaixadores fomos convidados a nos apresentar lá na frente do quadro, dizendo o nome, o que gostávamos e o que nos fazia únicos. Depois que cada um se apresentou e escreveu seu nome no quadro chegou a vez dos alunos da Shaw High School. SURPRESA! cada vez que um aluno falava o seu nome e respondia as mesmas perguntas que nos respondemos eles entregavam um urso de pelúcia e um rosa. Definitivamente uma forma muito bonita de se dizer "sejam bem vindos!".

Quadro branco da Shaw High School 
Eu me apresentando aos alunos da Shaw High School *Foto Gina Cirino*
Rosas e ursinhos para serem entregues aos Jovens Embaixadores na Shaw Hish School
Nome dos Jovens Embaixadores escritos no quadro
Estudantes da Shaw High School se apresentando
Foto: Flor entregue por um estudante da Shaw High School - pasta deAllan Michel Jales Coutinho 
Flores e ursinho de pelúcia entregues aos Jovens Embaixadores
Eu com os presentes de boas vindas dados pelos alunos da Shaw High School

Panfleto entregue aos Jovens Embaixadores: "As I learn from you, you LEARN from me".

Um dos momentos em que os alunos da Shaw tocam para os Jovens Embaixadores:



Desde o momento da banda já sabia que aquele meu pensamento preconcebido estava totalmente errado! Eles eram totalmente amigáveis, inteligentes e gentis. A cada minuto que se passava eles me surpreendiam mais e mais.

Gina aproveitou o momento para falar sobre o programa Jovens Embaixadores Americanos para os alunos da Shaw, se apresentando ao grupo e os motivando a participarem do YAP - versão americana.

Gina cirino falando sobre o programa Jovens Embaixadores Americanos

Depois da apresentação Mss.Urogde começou a falar de uma atividade que deveríamos fazer em grupo. Momento para socialização. Ela nos explicou os seguintes conceitos:

Perpetrator - Person who commits wrong doing - Pessoa que comete/faz algo errado.

Victim - Person who is harmed in anyway - Pessoa atingida pelo ato cometido pelo Perpetrator

Bystander - Person who sees the harm but doesn`t do anything to stop it - Pessoa que vê o ocorrido mas faz nada para pará-lo.

Upstander - Person who sees the harm and tries help to stop it - Pessoa que vê o ato ocorrer e tentar ajudar a pará-lo.

Shaw High School`s lesson
Deveríamos montar uma esquete para representar uma situação em que houvesse esses quatro personagens: Perpertrator, victim, bystander e upstander. Fiquei em um excelente grupo de alunos. Passei a conversar com o pessoal o que poderíamos colocar como tema na nossa esquete. Comentamos vários casos, mas decidimos ficar com o caso bullying ligado à sexualidade. Comentamos sobre alguns casos verídicos e citei aquele que acontecera há pouco no Brasil, o caso de um jovem que tinha sido agredido com uma lâmpada na Av. Paulista. Nesse momento de compartilhamento de idéias e de conhecimento já havia refeito todos os meus conceitos sobre Shaw High School. Os alunos se mostraram muito maduros com suas colocações. Havia me surpreendido primeiramente com a recepção deles para com os Jovens Embaixadores, que na verdade parecia mais uma festa.

Depois fomos nos trocar. Coisa muito rápida mesmo, mas mesmo assim rimos bastante com a criatividade e troca troca de roupas que fazíamos. A escola possuía um arsenal muito bom de roupas para teatro.

Eu e alunos da Shaw High School durante a preparação da esquete

I love America! Roupa e cartaz da Shaw High School
Alunas da Shaw High School que participaram da esquete comigo :D
Assistimos os dois primeiros esquetes. Mss.Urogde ao decorrer das apresentações perguntava qual dentre os personagens seriam o perpertrator, o victim, bystander e upstander. Chegou a vez do meu grupo apresentar. Eu fiquei sendo um Upstander. Representamos o caso de um casal com um recém-nascido que tinha preconceito contra dois jovens que passavam na rua e não os deixavam um chegar perto da criança, pois pensavam que a "doença" que tinha seria contagioso. Eu como Upstander teria que ser o moderador, defendê-los e terminar com o conflito, encerando o caso. Ao final Mss.Urogde agradeceu pelo compartilhamento dessa questão que afeta os dois países. Foi bastante divertido ter esse contato com eles. Todos estavam muito contentes, desde a preparação de alguns minutos que tivemos com as roupas até o final da apresentação da esquete.

Durante a nossa apresentação
Meu grupo :)
Depois de terem terminado todas as apresentações, fomos convidados a comer as receitas feitas pelos próprios alunos. Durante a arrumação da sala tive a oportunidade de tirar fotos de algumas coisas que a sala possuía, e o que realmente me chamou mais atenção foram os folhetos "We are not stereotype" - "Nós não somos esteriotipos". Parei para lê-los, e realmente me veio à cabeça quanto esteriotipos sobre os EUA eles retratavam. Além disso, retratavam os esteriotipos que nós tinhamos sobre Shaw High School antes de visitá-la. Exemplo escrachante disso é pensar que toda a população dos EUA é obesa. A Gina parou ao meu lado e comentou: "I'm glad to see that you're taking pictures of them" - "Fico feliz que você esteja tirando fotos desses folhetos.". Impossível não o fazê-lo. Nesse instante já sabia o quanto já havia aprendido naquele ambiente com os alunos da Shaw High School.

Quadro de Obama na Shaw High Scholl

Tapete pregado na parede da Shaw High School
We are NOT stereotype! (Clique duas vezes na foto para ampliar e ler o que tem escrito)













Alguns minutos depois a Mss.Urogde preparou a sala para o nosso almoço. Além do que a própria escola havia preparado alguns alunos ainda trouxeram algo para compartilhar conosco. Trouxeram salgados, brownies, macarrão com queijo, frango doce, cupcakes, entre outras muitas coisas. Estávamos muito mais do que lisonjeados com tudo aquilo. Estava tudo muito delicioso, principalmente os doces que trouxeram. Sou um "candyholic". :)

Aluno da Shaw falando durante o almoço

Cupcakes (I miss them!)

Alunos da Shaw comigo durante o almoço
Cupcakes *Queria saber a receita disso*

Todos já haviam almoçado quando fomos convidados por Mr. Sammy Hickson a participar de um jogo. Dessa vez o Mr. Hickson explicou como seria o jogo. Fizemos uma roda, todos os alunos da Shaw e nós. Ele iria fazer variadas perguntas (algumas extremamente pessoais), e se a resposta fosse verdadeira para qualquer um que estivesse na roda essa pessoa daria um passo a frente.  Um dos primeiros questionamentos que ele fez foi: "Se você é americano dê um passo a frente do circulo". Essa pergunta gerou uma certa confusão entre nós Jovens Embaixadores, adivinha o porquê. A partir dai as perguntas foram ficando cada vez mais pessoais.

Mr Sammy Hickson fazendo as perguntas 
Acho que o interessante nessa atividade não foi saber mais sobre os outros que estavam ao meu lado, ou até mesmo o inverso, pois até eu precisei me expor em certas perguntas. O interessante foi notar que mesmo pessoas que já estavam comigo há um certo tempo, tanto como outras que acabara de conhecer, compartilhavam de algumas coisas comigo, coisas que aconteceram de forma parecida, em nossas vidas, mesmo vindo de origens diferentes. O objetivo para mim foi mostrar que de uma forma ou de outra somos iguais e estamos sujeitos a coisas parecidas mesmo em países diferentes. O laço de amizade com os alunos da Shaw se firmavam cada vez mais.

Demos continuidade com a apresentação sobre o Brasil. Enquanto o pessoal ajeitava o equipamento eu entreguei a Mss.Urogde algumas bolsas artesanais que havia trazido do Brasil para entregarem aos alunos da Shaw posteriormente, além de dar panfletos sobre a minha cidade. Quando concertaram tudo demos início a apresentação: História, costumes, folclore, sistema educacional, curiosidades... Muita coisa foi discutida em relação ao Brasil. Fiquei responsável pelo sistema educacional. Falei sobre as diferenças dos nossos sistemas educacionais como o sistema de avaliação de notas, o fato do Brasil ter universidades públicas, além de curiosidades, como o fato de serem os professores que se movem de sala em sala para darem suas aulas aqui no Brasil. Ressaltamos ainda que, mesmo tendo muita coisa sendo custeado pelo governo, pagamos altos impostos. Eles ficaram impressionados com todos os fatos apontados, principalmente com o caso das universidades. Imagina quando falamos que o presidente do Brasil era uma mulher. Ficaram impressionados. Ao final tiramos fotos e a Ana falou sobre a nossa bandeira. Cantamos o hino nacional brasileiro. Os alunos da Shaw se reunirão e fizeram a mesma coisa: cantaram com muito orgulho o hino nacional americano.

Eu com o grupo de Jovens Embaixadores fazendo a apresentação sobre o Brasil
Ana falando sobre a bandeira do Brasil.
Jovens Embaixadores no final da apresentação.
Mss.Urogde agradeceu ao nosso grupo e e começou a entregar lembranças da Shaw High School para os Jovens Embaixadores. Além de medalha, bomboniere, pendrive, caneta,  uma pulseira e uma camisa com a mensagem "Expect Success!", ela nos deu um porta retrato com um espelho que continha a seguinte mensagem:

"Be the change you wish to see in the world"
-Ghandi

Be An Upstander

What does an upstander look like?

Shaw High School 2011


Fotos

Camisa Expect Success!

Mesa com bombonieres e bolsas da Shaw High School

Bomboniere: "Thank you for being a shining star for our generation * Together we ensure aa bright future for the world."
Mss.Urogde entregando o porta retrato

Mss.Urogde entregando as bolsas com a caneta, pen-drive e pulseira.

O dia estava acabando e a última atividade do dia estava próxima: Workshop de dança. Os alunos da Shaw nos ensinaram algumas passos de dança americana, e nós as brasileiras. Tudo muito divertido e prazeroso. Eles ainda nos entregarem CD`s com as músicas que passaram. Estava quase na hora de ir embora. Foi colocada uma cadeira no meio da sala e cada um que quisesse agradecer, que ficasse à vontade para subir nela e discursar. Muito alunos fizeram isso, assim como nós Jovens Embaixadores. Me senti realizado, porque soube que tínhamos cumprido parte da nossa missão de Jovem Embaixador naquele dia. O que eu havia aprendido com os alunos da Shaw transpassa os ensinamentos culturais, mas transborda nos ensinamentos de vida, respeito e união.

Alunos da Shaw em Workshop de dança com Jovens Embaixadores
Alunos da Shaw em Workshop de dança com Jovens Embaixadores
Alunos da Shaw dançando forró com Jovens Embaixadores
Eu com alunos da Shaw High School depois do Workshop de dança.
Bolo: "Be an upstander and be the change"

Última foto com alunos da Shaw High School
Eu amava o Programa Jovens Embaixadores por causa de toda a sua história e por ter modificado a vida de muitos jovens em torno desses 9 anos, e hoje tive mais uma chance de vivê-lo em sua excência, sentir um dos verdadeiros significados de ser Jovem Embaixador.

Para o encerramento Mss.Urogde trouxe um bolo, o qual comemos nas pressas, pois as nossas famílias já estavam quase indo para Westlake High School nos pegar. Trocamos rapidamente contatos com os alunos e saímos. Todos eles no acompanharam até a saída. Confesso que se pudesse teria ficado mais tempo. Nos despedimos e partimos, deixando para trás laços de amizades selados.

Chegando na Westlake High School esperei um pouco o meu host father vir me pegar. A noite caiu selando um dia inesquecível da minha vida.

Um comentário:

  1. Awesome Allan! Like I told you, your posts are getting better and better and this experience sounds amazing! I really enjoyed reading it and you wrote so well!! Congratulations! I am so happy you were able to experience all of this!

    -Sarah

    ResponderExcluir