Muitos outros alunos já estavam na sala. Sentamos e a banda da escola fizeram uma apresentação de cair o queixo! Essa banda da escola já foi até convidada a participar da abertura das Olimpíadas em Pequim. Um dos alunos que estava lá, inclusive, participou da abertura.
Depois da apresentação Mss.Urogde começou a falar de uma atividade que deveríamos fazer em grupo. Momento para socialização. Ela nos explicou os seguintes conceitos:
Perpetrator -
Person who commits wrong doing - Pessoa que comete/faz algo errado.
Victim -
Person who is harmed in anyway - Pessoa atingida pelo ato cometido pelo
Perpetrator
Bystander -
Person who sees the harm but doesn`t do anything to stop it - Pessoa que vê o ocorrido mas faz nada para pará-lo.
Upstander -
Person who sees the harm and tries help to stop it - Pessoa que vê o ato ocorrer e tentar ajudar a pará-lo.
|
Shaw High School`s lesson |
Deveríamos montar uma esquete para representar uma situação em que houvesse esses quatro personagens: Perpertrator, victim, bystander e upstander. Fiquei em um excelente grupo de alunos. Passei a conversar com o pessoal o que poderíamos colocar como tema na nossa esquete. Comentamos vários casos, mas decidimos ficar com o caso
bullying ligado à sexualidade. Comentamos sobre alguns casos verídicos e citei aquele que acontecera há pouco no Brasil, o caso de um jovem que tinha sido agredido com uma lâmpada na Av. Paulista. Nesse momento de compartilhamento de idéias e de conhecimento já havia refeito todos os meus conceitos sobre
Shaw High School. Os alunos se mostraram muito maduros com suas colocações. Havia me surpreendido primeiramente com a recepção deles para com os Jovens Embaixadores, que na verdade parecia mais uma festa.
Depois fomos nos trocar. Coisa muito rápida mesmo, mas mesmo assim rimos bastante com a criatividade e troca troca de roupas que fazíamos. A escola possuía um arsenal muito bom de roupas para teatro.
|
Eu e alunos da Shaw High School durante a preparação da esquete |
|
I love America! Roupa e cartaz da Shaw High School |
|
Alunas da Shaw High School que participaram da esquete comigo :D |
Assistimos os dois primeiros esquetes. Mss.Urogde ao decorrer das apresentações perguntava qual dentre os personagens seriam o perpertrator, o victim, bystander e upstander. Chegou a vez do meu grupo apresentar. Eu fiquei sendo um Upstander. Representamos o caso de um casal com um recém-nascido que tinha preconceito contra dois jovens que passavam na rua e não os deixavam um chegar perto da criança, pois pensavam que a "doença" que tinha seria contagioso. Eu como Upstander teria que ser o moderador, defendê-los e terminar com o conflito, encerando o caso. Ao final Mss.Urogde agradeceu pelo compartilhamento dessa questão que afeta os dois países. Foi bastante divertido ter esse contato com eles. Todos estavam muito contentes, desde a preparação de alguns minutos que tivemos com as roupas até o final da apresentação da esquete.
|
Durante a nossa apresentação |
|
Meu grupo :) |
Depois de terem terminado todas as apresentações, fomos convidados a comer as receitas feitas pelos próprios alunos. Durante a arrumação da sala tive a oportunidade de tirar fotos de algumas coisas que a sala possuía, e o que realmente me chamou mais atenção foram os folhetos "
We are not stereotype" - "
Nós não somos esteriotipos". Parei para lê-los, e realmente me veio à cabeça quanto esteriotipos sobre os EUA eles retratavam. Além disso, retratavam os esteriotipos que nós tinhamos sobre
Shaw High School antes de visitá-la. Exemplo escrachante disso é pensar que toda a população dos EUA é obesa. A Gina parou ao meu lado e comentou: "
I'm glad to see that you're taking pictures of them" - "
Fico feliz que você esteja tirando fotos desses folhetos.". Impossível não o fazê-lo. Nesse instante já sabia o quanto já havia aprendido naquele ambiente com os alunos da
Shaw High School.
|
Quadro de Obama na Shaw High Scholl |
|
Tapete pregado na parede da Shaw High School |
We are NOT stereotype! (Clique duas vezes na foto para ampliar e ler o que tem escrito)
Alguns minutos depois a Mss.Urogde preparou a sala para o nosso almoço. Além do que a própria escola havia preparado alguns alunos ainda trouxeram algo para compartilhar conosco. Trouxeram salgados,
brownies, macarrão com queijo, frango doce,
cupcakes, entre outras muitas coisas. Estávamos muito mais do que lisonjeados com tudo aquilo. Estava tudo muito delicioso, principalmente os doces que trouxeram. Sou um "
candyholic". :)
|
Aluno da Shaw falando durante o almoço |
|
Cupcakes (I miss them!) |
|
Alunos da Shaw comigo durante o almoço |
|
Cupcakes *Queria saber a receita disso* |
Todos já haviam almoçado quando fomos convidados por Mr. Sammy Hickson a participar de um jogo. Dessa vez o Mr. Hickson explicou como seria o jogo. Fizemos uma roda, todos os alunos da
Shaw e nós. Ele iria fazer variadas perguntas (algumas extremamente pessoais), e se a resposta fosse verdadeira para qualquer um que estivesse na roda essa pessoa daria um passo a frente. Um dos primeiros questionamentos que ele fez foi: "Se você é americano dê um passo a frente do circulo". Essa pergunta gerou uma certa confusão entre nós Jovens Embaixadores, adivinha o porquê. A partir dai as perguntas foram ficando cada vez mais pessoais.
|
Mr Sammy Hickson fazendo as perguntas |
Acho que o interessante nessa atividade não foi saber mais sobre os outros que estavam ao meu lado, ou até mesmo o inverso, pois até eu precisei me expor em certas perguntas. O interessante foi notar que mesmo pessoas que já estavam comigo há um certo tempo, tanto como outras que acabara de conhecer, compartilhavam de algumas coisas comigo, coisas que aconteceram de forma parecida, em nossas vidas, mesmo vindo de origens diferentes. O objetivo para mim foi mostrar que de uma forma ou de outra somos iguais e estamos sujeitos a coisas parecidas mesmo em países diferentes. O laço de amizade com os alunos da Shaw se firmavam cada vez mais.
Demos continuidade com a apresentação sobre o Brasil. Enquanto o pessoal ajeitava o equipamento eu entreguei a Mss.Urogde algumas bolsas artesanais que havia trazido do Brasil para entregarem aos alunos da
Shaw posteriormente, além de dar panfletos sobre a minha cidade. Quando concertaram tudo demos início a apresentação: História, costumes, folclore, sistema educacional, curiosidades... Muita coisa foi discutida em relação ao Brasil. Fiquei responsável pelo sistema educacional. Falei sobre as diferenças dos nossos sistemas educacionais como o sistema de avaliação de notas, o fato do Brasil ter universidades públicas, além de curiosidades, como o fato de serem os professores que se movem de sala em sala para darem suas aulas aqui no Brasil. Ressaltamos ainda que, mesmo tendo muita coisa sendo custeado pelo governo, pagamos altos impostos. Eles ficaram impressionados com todos os fatos apontados, principalmente com o caso das universidades. Imagina quando falamos que o presidente do Brasil era uma mulher. Ficaram impressionados. Ao final tiramos fotos e a Ana falou sobre a nossa bandeira. Cantamos o hino nacional brasileiro. Os alunos da Shaw se reunirão e fizeram a mesma coisa: cantaram com muito orgulho o hino nacional americano.
|
Eu com o grupo de Jovens Embaixadores fazendo a apresentação sobre o Brasil |
|
Ana falando sobre a bandeira do Brasil. |
|
Jovens Embaixadores no final da apresentação. |
Mss.Urogde agradeceu ao nosso grupo e e começou a entregar lembranças da
Shaw High School para os Jovens Embaixadores. Além de medalha, bomboniere, pendrive, caneta, uma pulseira e uma camisa com a mensagem "
Expect Success!", ela nos deu um porta retrato com um espelho que continha a seguinte mensagem:
"Be the change you wish to see in the world"
-Ghandi
Be An Upstander
What does an upstander look like?
Shaw High School 2011
Fotos
|
Camisa Expect Success! |
|
Mesa com bombonieres e bolsas da Shaw High School |
|
Bomboniere: "Thank you for being a shining star for our generation * Together we ensure aa bright future for the world." |
|
Mss.Urogde entregando o porta retrato |
|
Mss.Urogde entregando as bolsas com a caneta, pen-drive e pulseira. |
O dia estava acabando e a última atividade do dia estava próxima: Workshop de dança. Os alunos da
Shaw nos ensinaram algumas passos de dança americana, e nós as brasileiras. Tudo muito divertido e prazeroso. Eles ainda nos entregarem CD`s com as músicas que passaram. Estava quase na hora de ir embora. Foi colocada uma cadeira no meio da sala e cada um que quisesse agradecer, que ficasse à vontade para subir nela e discursar. Muito alunos fizeram isso, assim como nós Jovens Embaixadores. Me senti realizado, porque soube que tínhamos cumprido parte da nossa missão de Jovem Embaixador naquele dia. O que eu havia aprendido com os alunos da
Shaw transpassa os ensinamentos culturais, mas transborda nos ensinamentos de vida, respeito e união.
|
Alunos da Shaw em Workshop de dança com Jovens Embaixadores |
|
Alunos da Shaw em Workshop de dança com Jovens Embaixadores |
|
Alunos da Shaw dançando forró com Jovens Embaixadores |
|
Eu com alunos da Shaw High School depois do Workshop de dança. |
|
Bolo: "Be an upstander and be the change" |
|
Última foto com alunos da Shaw High School |
Eu amava o Programa Jovens Embaixadores por causa de toda a sua história e por ter modificado a vida de muitos jovens em torno desses 9 anos, e hoje tive mais uma chance de vivê-lo em sua excência, sentir um dos verdadeiros significados de ser Jovem Embaixador.
Para o encerramento Mss.Urogde trouxe um bolo, o qual comemos nas pressas, pois as nossas famílias já estavam quase indo para
Westlake High School nos pegar. Trocamos rapidamente contatos com os alunos e saímos. Todos eles no acompanharam até a saída. Confesso que se pudesse teria ficado mais tempo. Nos despedimos e partimos, deixando para trás laços de amizades selados.
Chegando na Westlake High School esperei um pouco o meu
host father vir me pegar. A noite caiu selando um dia inesquecível da minha vida.
Awesome Allan! Like I told you, your posts are getting better and better and this experience sounds amazing! I really enjoyed reading it and you wrote so well!! Congratulations! I am so happy you were able to experience all of this!
ResponderExcluir-Sarah