terça-feira, 28 de junho de 2011

Cleveland, Ohio - 6° dia - 17/01/2011

O sol hoje apareceu, iluminando um dia que já é iluminado com o seu significado: o feriado nacional nos Estados Unidos, o MLKD, que e comemorado na terceira segunda do mês de Janeiro, que cai aproximadamente no dia em que Martin Luther King Jr. nasceu.

Acordei mais tarde hoje e a primeira coisa que fiz foi olhar para o céu. Ele estava azul, raridade aqui, pois na maioria das vezes ele esta cinza. Tomei café e brinquei ainda um pouco com a coisa mais fofa desse mundo, a Meggie! 

Eu e Meggie, a cachorrinha da família, no chão da casa *-*
Depois sai com minha host family para o trabalho dela, que era uma casa de abrigo para idosos. Já que o Yuri iria nos pegar as 13:00h tinha tempo para andar um pouco.

Casa da familia Bailey pelo manha.
Chegando no trabalho dela ela fez um tour por todo o prédio. Tudo muito adorável e delicado. Percebi que alem de saúde e cuidado, eles emanavam amor. Além disso, tudo era muito decorado e ornamentado. A primeira coisa que vi quando entrei no Sunrise Senior Living foi um lindo viveiro de pássaros.

Entrada do Sunrise Senior Living

Viveiro de pássaros
Eu dentro de um dos ambientes da casa

Ela me explicou como era o funcionamento da Organização e me apresentou a alguma pessoas. Depois da visita minha host mother me levou para a escola. Quando cheguei o Yuri já estava nos esperando. O restante dos Jovens Embaixadores iriam com suas famílias para o local onde iríamos trabalhar hoje. É de costume em dias como esses nos Estados Unidos famílias inteiras saírem juntas para fazerem trabalho voluntário. Acho isso muito bonito na cultura americana. Aqui em Cleveland o MLKD e celebrado com idas livres a museus, trabalho voluntários, e apresentações.

Muitas host families foram também conosco fazer trabalho voluntário. Iríamos ajudar a pintar parte de uma estrutura que seria usada por jovens futuramente como sala de jogos e esportes. O grupo que nos acolheu foi o City Year Cleveland.

Essa organização é feita por voluntários de idades entre 17 a 24 anos que trabalham exclusivamente em escolas e em serviços comunitários. Eles ajudam alunos a se estabilizarem na escola, estimulando-os a continuar estudando e não abandoná-la, promovendo a conscientização dos alunos para a questão social. Também trabalham no que chamam de day on service, que e o focado em trabalho comunitário durante os 10 meses que os voluntários passam na organização (Esse e o tempo que cada voluntário pode passar trabalhando para o City Year). Cada voluntário disponibiliza 1.700 horas de serviços a comunidade durante esses 10 meses.

O meu grupo chegou um pouco atrasado. A Gina já se encontrava no prédio com outros Jovens Embaixadores. Iríamos trabalhar na Interfaith Hospitality Network, que fica dentro de uma igreja e da suporte a famílias desabrigadas em Cleveland. O pessoal da organização agradeceu a presença de todos e começamos a trabalhar. Todo o pessoal foi dividido em grupos. O espaço que nós JE`s ficamos era enorme, mas em grupo terminamos até que bem rápido o serviço. Fomos fazendo passo a passo: Colocando fitas e plásticos no chão para não manchá-lo, afastar os objetos para longe das paredes, e começamos a pintar!

Prédio onde nos trabalhos com o grupo da City Year Cleveland

Eu e a Laize escutando as orientações 

Eu e Tairik colocando fitas para não manchar o chão com tinta

Grupo pintando a sala
Ao final ainda fomos entrevistados por um canal de TV sobre o que haviamos feito. Comentei sobre a importância do MLKD e sobre o que aquela atividade significava para todos nós. Voltei para a sala inicial onde o outro grupo ainda pintava uma parede com o rosto de Martin Luther King e uma mensagem. Foi oferecido ainda um lanche para nós.

Eu e Ana do Amazonas depois de terminado a pintura

Eu e a Gina momentos antes de sairmos, mostrando os pés e as mãos sujas de tinta. :D

Parede sendo pintada por voluntários
Mais um dia e uma missão cumprida! Tão bom ter participado disso com todos. Me senti mais uma vez realizado. Trabalhar em grupo por um mesmo propósito sempre é muito bom. Espero realmente que muitas crianças e jovens tirem proveito da sala que pintamos e que eles possam aprender algo de bom lá. Conversei com duas meninas da comunidade que trabalharam conosco. Agradecemos e seguimos novamente para a Wetlake high school, onde nossas famílias iriam nos pegar como de costume.

A noite minha host mother, como sempre, me ajudou a utilizar a máquina de lavar e o secador. Jantei com a família e fui dormir. Estava querendo que amanhã chegasse. Seria o dia que passaria um dia completo com meu host brother na Westlake High School.




Nenhum comentário:

Postar um comentário