Como é difícil acordar quando se esta cansado, certo? Mas é isso, banho frio tira o sono! Dia 20 de Janeiro: faltavam poucos dias para irmos embora de Cleveland. Quando pensei sobre isso fiz força para fazer com que minha mente não focasse nessa informação.
Hoje teríamos um encontro com milhares de jovens em todo o Estado de Ohio, através de uma vídeo conferência. Yuri nos pegou na Westlake High School e nos levou para o Ideastream, WVIZ/PBS, uma agência educacional que promove educação a distância dentro do estado de Ohio e fora dele. O local realmente era bem estruturado, com câmeras, iluminação, tudo o que um estúdio de TV poderia ter.
Fomos recepicionados pelo moderador que iria trabalhar conosco na video-conferência e pelo Diretor a distância, o Mr. John R. Ramicone. Ele falou sobre os esquipamentos e nos orientou antes que a vídeo conferencia começasse. A Cari e a Fennifer chegaram e ficaram assistindo a vídeo conferência. Em torno de 10 escolas estavam nos assistindo, e demos início a conferência, nos apresentando para o público. Perguntas foram feitas sobre trabalho voluntário e sobre o Brasil. Dessa vez falamos muito sobre economia, aquecimento global e sistema educacional, além, é claro, sobre trabalho voluntário e social justice.
Televisões onde seria transmitido a imagem da vídeo conferência |
Estudantes escutando grupo de Jovens Embaixadores |
Gilmar Matos, Laíze, Janailton Mick e eu na vídeo conferência *Foto Embaixada dos EUA* |
Cari, Jennifer e Gina assistindo a vídeo conferência |
Durante a entrevista falei que queria me tornar um professor de inglês, tanto como Janailton Mick. Uma menina de uma escola nos perguntou se não tínhamos parado para pensar em ensinar português nos Estados Unidos. Fui bem sincero, nunca tinha parado para analisar sobre o caso, mas a idéia me suou bem agradável.
Ao final agradecemos aos alunos e o representante do Ideastream, WVIZ/PBS nos comprimentou, dando-nos um certificado e brindes da TV. Tiramos algumas fotos nos painéis e seguimos para as outras atividades do dia.
Jovens Embaixadores recebem certificado |
Jovens Embaixadores em um dos murais dentro WVIZ/PBS *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
|
Seguimos para um dos lugares mais tocantes durante a nossa visita em Cleveland. Me lembrava muito bem do vídeo que a Gina passou no primeiro dia sobre Malachi House, vídeo esse que me fez chorar. Chegando lá fomos recepcionados pela coordenadora voluntária Alice Sawyers.
Jovens Embaixadores em frente a Malachi House *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Fomos direto para uma sala onde ela mostrou o vídeo sobre a historia de Malachi House e a sua missão. Novamente me emocionei. Malachi House foi fundada em 1988 e dá suporte a pessoas com doenças terminais, como o câncer, que tenham menos de 6 meses de expectativa de vida e não tenham condições para pagar tratamento ou até mesmo lugar para ficar. Eles disponibilizam tempo, comida, abrigo e o mais importante de tudo: amor. Amor esse percebido em cada palavra que saia da boca de Alice Sawyers. Gina havia nos falado que ela era um anjo, fato mais do que comprovado. Nunca vi uma pessoa com tanta força com as palavras e com tamanha presença de espírito.
Alice falando sobre Malachi para os Jovens Embaixadores *Foto Embaixada dos EUA* |
Depois dessa introdução ela nos convidou para andar pela casa. Ela sempre também fazia questão de falar que a casa era sustentada apenas com doações e que Malachi House não era uma "nursing house", como muitos pensavam. A estrutura, mesmo sendo a de uma NGO, era de se admirar. Tudo nos requintes, bem organizado e limpo. Passamos ainda por um quarto que tinha uma rosa em cima da cama. É bem simbólico: eles fazem isso quando alguém que mora nos quartos falece.
Iríamos almoçar com o pessoal do Malachi House. Eles decoraram a mesa com as cores do Brasil. Depois de comer tive a oportunidade de falar com um voluntário. Desde o começo já havia reparado que MalachiHouse parecia muito com meu trabalho voluntário no Brasil, a diferença se dava no fato deles trabalhem já com pessoas adultas e em estado terminal, enquanto eu trabalho com crianças de 0 aos 18 anos, lutando não somente pelo bem estar, mas pela cura delas no GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). Fora isso encontrei muitas coisas parecidas: o regimento interno, leis, quartos, ambas possuem capelas, e o essencial em qualquer atividade como essas, o amor que presisamos ter para continuar lutando. Sem ele nada do que estava vendo naquele ambiente se tornaria possível.
Mesa da Malachi House decorada com as cores do Brasil |
Eu na hora do almoço na Malachi House *Foto Gina Cirino* |
Depois do almoço ainda andamos por mais quartos, e brincamos ainda com o cachorro que ia para Malachi fazer terapia ocupacional. Através das palavras e do contato com Malachi eu percebi que independentemente do lugar onde você esteja, sempre existem pessoas que estam dispostas a lutar pelo bem do próximo. Malachi é um exemplo e uma lição de vida. No final fomos para dentro da capela e conversamos com a senhora Alice Sawyers. Ela falou sobre a sua história com Malachi o que a casa siguinificava para ela, sobre o sentido da perda. Quando saímos e nos despedimos muitos JE`s estavam emocionados, assim como o Julio Galhardi, a Cari, enfim, todos mesmo. Impossível ficar neutro em um ambiente como esse.
Jovem Embaixador João tocando violão para os recepcionados pela Malachi House *Foto Gina Cirino* |
Capela da Malachi House |
Jovens Embaixadores com Alice momentos antes de sairmos da Malachi House *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Agora fomos visitar outra organização.no centro de Cleveland, a Clelevand Foodbank na Zion Union Church of Christ. Eles servem como organização para ajudar os moradores desabrigados de Cleveland dando refeições diárias. Iríamos lá para conversar com eles sobre o Brasil e nossas comunidades.
Zion Union Church of Christ |
Tive o prazer de conversar com um senhor que era atendido pela Cleveland Food Bank. Ele comentou sobre alguns problemas que ele enfrentava como desabrigado e sobre a violência nas ruas. Fiquei ainda sabendo que eles próprios produziam um jornal para venderem.
Eu com um das pessoas atendidas pela Cleveland Food Bank *Foto da Embaixada dos Estados Unidos* |
Depois que saímos andamos por alguns jardins de Cleveland, para tirar algumas fotos. Quando descemos da Van começou a nevar pesado e brincamos na neve.
Um dos jardins de Cleveland |
Eu, Tairik e Rizia nos jogando na neve *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Eu, Tairik e Rizia *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Jovens Embaixadores na neve *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Jovens Embaixadores na neve *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Jovens Embaixadores na neve *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Ana, eu e Gina Cirino |
Com certo tempo nos despedimos de Jennifer, que iria voltar para a Washignton. Voltamos para a WestlakeHigh School . Ainda estava claro quando a namorada do meu host brother, Katlyn, e ele, vieram me pegar.
Eu em frente a Westlake High School |
Eu e meu host brother em frente a casa da familia Bayle |
Eu e Katlyn |
A noite caiu e me dei conta que amanhã seria, teoricamente, o último dia completo de atividades em Cleveland. O tempo que havia passado nos EUA para mim parecia que tinha sido um ano, devido a intensidade que as coisas aconteceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário