Depois que cheguei de Exeter, comecei a trabalhar em cima da minha candidatura para as universidades nos Estados Unidos. Duas organizações se dispuseram a me ajudar durante o processo, o ILRIO e o Education USA, através dos programas Oportunidades Acadêmicas e ILRIO Prep Program, respectivamente.
O Programa Oportunidades Acadêmicas do Education USA, é financiado pelo Departamento de Estado Americano e dá a oportunidade para alunos oriundos de famílias de baixa renda o suporte financeito necessário durante todo o processo seletivo, além de orientação na escolha e candidatura para as universidades. O Prep Program também me ajudou da mesma forma com a orientação com os essays, preparo para os SAT's - um exame projetado pelo College Board que se assemelha a um exame semelhante ao ENEM no Brasil - o TOEFL, e escolhas das universidades para as quais iria aplicar.
Tive que viajar para Recife e São Paulo para fazer todos os exames necessários. Na última viagem encontrei todos os OG's, estudantes do Programa da Education USA, e tivemos várias palestras com as advisers da Associação Alumni e Education USA do Rio.
Fotos da viagem para São Paulo
Estudantes selecionados pelo programa Oportunidades Acadêmicas (Opportunity Grants) do Education USA |
O processo é muito árduo - lembro-me até de ter passado meu ano novo escrevendo um dos formulários para uma universidade - e todos realmente que conseguem passar por ele já são vitóriosos. Eu pude aplicar para cinco universidades: Green Mountain College, Berea College, Wheaton College, Bennington College e Bates College.
Nenhum comentário:
Postar um comentário