Durante esse tempo que preparei minha documentação, também me preparava para encarar as avaliações. Sempre olhava o site da Embaixada procurando por informações tanto do programa e também sobre como andava o relacionamento entre os dois países (Para aqueles que desejam ser um jovem embaixador aconselho a sempre olharem o site http://www.embaixada-americana.org.br/ ). Isso me deu base para conhecer melhor os projetos que os dois países tinham, tanto no ramo da educação e na questão ambiental, por exemplo. Com isso o meu desejo de ser um jovem embaixador cresceu muito. Via também o blog da Bruna YA 2010, o facebook e a comunidade do orkut. Percebi que as pessoas se preocupavam muito com a prova escrita e a oral. Os antigos jovens Embaixadores confirmavam que a prova era sobre você, logo não adiantava você estudar. Eles tinham razão (depois comento mais sobre a prova)!!! Ao mesmo tempo eu estudava muuuuuuuuito inglês. Amooo essa língua. Acredito plenamente que as pessoas podem se desenvolver através do estudo de línguas, e foi graças ao aprendizado do inglês que hoje estou onde estou! :D
A Embaixada dos Estados Unidos colocou no conograma que as Instituições parceiras depois do dia 18 (dia da entrega final da documentação nas Instituições pelos candidatos) teriam até o dia 31 de agosto para contactar os candidatos sobre a classificação para a próxima fase ou não, justificando em caso de resposta negativa o motivo da desclassificação, se por falta dos comprovantes dos pré-requisitos, inglês insuficiente, notas escolares abaixo do solicitado, etc.
No mesmo dia 31-08-2010 recebi um email da coordenadora aqui do Estado, a professora Vera, falando do exame escrito (tremi na base... kkk). O grande dia estava chegando!!!!... Eu não sabia até o exato momento que era nescessário responder tais emails com (ok's), confirmando que você recebeu o email. Vera alguns dias antes da prova escrita, que seria no dia 10 de setembro, ligou para minha mãe dizendo que não conseguia entrar em contato comigo. Minha mãe ligou para mim informando sobre Véra no mesmo instante. Estava naquele momento no GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) dando aula. Pedi licença aos meus alunos e liguei para ela. Quando disse o meu nome pelo telefone ela começou a falar em inglês!!!! Eu parei e fiquei com aquela cara de "Oh my Goooooood! What does she want? Is she evaluating me? - Meu Deus! O que ela quer? Ela está me avaliando?"... (kkkkkkkk) Nunca vou esquecer esse momento. Tudo deu muito certo, entendi tudo e me comuniquei perfeitamente com ela (Aliás, já havia me comunicado em inglês com outro amigo pelo telefone... É mágico, comprova que o seu listening está muito bom!!!). Ela me perguntou sobre o meu email, se eu havia mudado e falou do local e da data da prova. Confirmei que recebi o email e que sabia de tudo e que estaria lá. Agradeci também por ela ter ligado, pois isso também mostrou o comprometimento e a seriedade do programa!
O dia se aproximava... TIC-TAC ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário