quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ida para São Paulo - 1° dia - 05/01/2011

Sai de casa era aproximadamente 1 hora da manhã. Confesso que não dormir. Cheguei no aeroporto com a minha mãe e fomos direto fazer o check-in. O aeroporto de Natal estava lotado. 

Depois disso fui para o primeiro andar. Estava muito feliz de  estar ali. Fiquei pensando na minha volta, no outro Allan que iria voltar. Passado algum tempo liguei para o Déberth. Estava meio preocupado. Não iríamos pegar o mesmo vôo, mas iríamos embora quase no mesmo horário. Liguei para ele e ele já estava no aeroporto, sendo que no térreo. Fui lá vê-lo e me surpreendi com a quantidade de pessoas que foram deixá-lo no portão de embarque. Conversei um pouco com os familiares dele e tiramos algumas fotos. Todos muito agradáveis e MUITO felizes. 

Seguimos para o portão de embarque. A fila estava imensa. Minha mãe ficou do meu lado o tempo todo, até a hora que tinha realmente que entrar. Abracei-a e beijei-a. Ela ficou olhando para mim enquanto eu passava pelo setor de segurança. Confesso que estranhei ter que colocar tudo em uma esteira e passar por um detector (Marinheiro de primeira viagem estranha tudo! hehe). Peguei as minhas coisas novamente e olhei para trás. Minha mãe acenava. Agora seria daqui a três semanas. Eu acenei de volta e segui. Fiquei inerte por algum tempo, tentando digerir a idéia de que realmente acontecera: Estava indo para São Paulo!

Eu na hora do embarque
Entrei no lobby para entrar no portão e seguir para o avião eu vi o Déberth indo. Daqui a pouco chegaria a minha vez. Esperei alguns minutos e a tão esperada hora havia chegado. Entreguei o meu bilhete e segui até um ônibus que nos deixaria no avião. Entrei e fiquei esperando a hora da decolagem.

No momento da partida e quando estava já decolando fiquei olhando para a cidade. As luzes lá de baixo. Tudo muito bonito. Agora realmente as portas do novo iriam se abrir, assim como a minha mente. 

Trinta minutos depois cheguei em Recife. Ainda estava escuro. Como foi rápido! Eu já sabia que iria encontrar no avião os dois jovens embaixadores de Pernambuco na conexão que a aeronave tinha, além da coordenadora Carmita. Estava muito cansado. Quando Janailton Mick entrou no avião e me viu estava quase dormindo. Fiquei muito feliz de tê-lo visto. Ele e a coordenadora ficaram em acentos distantes ao meu enquanto a Marina ficou do meu lado.
Aproveitei a oportunidade para conversar com ela sobre o programa e sobre as nossas perspectivas. O tempo passou rápido e até dormimos um pouco. Fizemos outra conexão em Brasília, onde mais três Jovens Embaixadores embarcaram: O Hyago do Piauí, a Ana da Amazônia e a Eva de Roraima.

Eu e a Ana ficamos na dúvida se o Hyago era o Jovem Embaixador (Era tão parecido). Por isso ficamos com medo de incomodá-lo. Tiramos algumas fotos dentro do avião e seguimos para São Paulo, onde os outros Jovens Embaixadores estavam.

Carmita, a coordenadora brasileira que iria conosco para os EUA e Marina, Jovem Embaixadora de Pernambuco.

Jovens Embaixadores no avião pouco antes da decolagem para São Paulo (Da esquerda para direita: Allan , Marina, Janailton, Eva e Ana)

O avião se aproximava de São Paulo e a ansiedade de conhecer todo o grupo dos Jovens Embaixadores também. Algum tempo depois de termos saído de Brasília estávamos chegando em São Paulo (Como o tempo passava rápido!). Olhava a cidade de São Paulo pela janela e ficava admirado com o tamanho da cidade.

Cidade de São Paulo vista pela janela do avião
Quando o avião aterrissou seguimos em grupo para pegar as nossas malas e nos demos conta que o menino que estava conosco era o Hyago mesmo. Andamos até a esteira onde as nossas malas estavam e pegamo-as. Seguimos e quando estávamos saindo uma surpresa... Quando avistamos o grupo e eles nos avistaram todos gritaram: "Eu tenho um sonho!" (Agora imagina porque eles fizeram isso... hehe :D)



O momento foi muito bom. Abracei todos, conversamos, etc. Era mais do que notável a alegria estampada na cara de todos. Era meio difícil acreditar que estava lá. Conheci a Márcia Muzino que como sempre é muito gentil tanto como a Leila. Entregamos para ela os nossos passaportes para agilizar o processo de emissão do visto.

Depois de esperar mais um pouco a chegada de todo o grupo pegamos um ônibus e fomos direto para o consulado em São Paulo. Lá passamos pela segurança e seguimos para almoçar. Encontrei Edvaldo Amorim e conheci Marcos Hirata e os Jovens Embaixadores do Estado de São Paulo, tanto como o coordenador brasileiro que também iria para os Estados Unidos conosco, o Gilmar Matos de Franca.

Jovens Embaixadores no ônibus seguindo para o Consulado em São Paulo

Almoçamos e fomos fazer a entrevista para o concessão do visto. A entrevista foi óóótima! A entrevistadora era americana e começou a conversar comigo, perguntando onde estudava, o que gostava de fazer, o que pretendia fazer no futuro dentre outras coisas mais (Confesso que se pudesse teria ficado conversando com ela por muito tempo. Ela era muito simpática).

Fila para concessão do visto. (Foto da Embaixada dos Estados Unidos)

Depois que todos foram entrevistados seguimos para uma vídeo conferência com o pessoal da World Learning e com algumas pessoas do Departamento do Estado em Washington. Fomos para uma sala onde conhecemos a Tara Rougle, Adida Cultural Adjunta e Scott Whitmore. Os jovens Embaixadores conversaram um pouco sobre o programa até começarem a vídeo conferência. Tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas para o grupo em Washington, esclarecendo algumas dúvidas.

Jovens Embaixadores em vídeo conferência (Foto da Embaixada dos Estados Unidos)

Depois da vídeo conferencia tivemos um Coffee break e seguimos novamente para o ônibus com direito a mais uma foto com o grupo dentro do Consulado.

Grupo dos Jovens Embaixadores junto com o grupo da Embaixada no Consulado em São Paulo (Foto da Embaixada dos Estados Unidos)

Depois de tudo seguimos para o Hotel Landmark, onde os Jovens Embaixadores ficariam em São Paulo. Chegamos e soubemos com quem dividiríamos os quartos. Dividi o quarto com mais 2 jovens embaixadores, o João Alcim e o Alexandre. Tomamos banho e nos arrumamos rápido, pois tínhamos o último compromisso do dia às 7:45 da noite: A "Pizza party".


Eu e Leila no lobby do hotel Landmark, momentos antes de seguirmos para a Pizza Party

Estava chovendo muito e fomos para a pizzaria de táxi. Chegando lá tinha um espaço reservado com mesas enormes para os Jovens Embaixadores. Outra grande surpresa, outros Jovens Embaixadores de outros anos também estavam lá, assim como o Cônsul Geral, Thomas Kelly, e o grupo da Embaixada que nos acompanhava. Sentei próximo a Kate, que tambem trabalha no Consulado e conversamos juntamente com os outros Jovens Embaixadores que estavam na nossa mesa  sobre o programa e sobre as perspectivas e oportunidades que ele nos traria. Além disso falei com o Cônsul Geral que afirmava que estava muito feliz por estar reunido na mesmo local com os futuros líderes do Brasil.

Janailton, Jovem embaixador de Pernambuco, eu e a Kate na Pizza Party

Eu e o Cônsul Geral, Thomas Kelly, na Pizza Party

Depois de termos conversado muito uns com os outros (e comido), voltamos para o hotel. Começou a chover novamente e tivemos que sair correndo para o hotel (literalmente falando). Chegamos felizes e cansados do longo dia e seguimos para os nossos quartos. O sonho se concretizava a cada minuto que passava. Estava tão contente com tudo!Arrumei algumas coisas e fui dormir era aproximadamente uma 1:00h da manhã. Outro grande dia viria!

Um comentário: