sábado, 5 de fevereiro de 2011

São Paulo - 3° dia - 07/01/2011 - Partida para Washington

Acordei muito cedo para arrumar a minha mala novamente. Hoje partiríamos para os Estados Unidos. Depois como de costume fui tomar café. As nossas atividades hoje seriam feitas no hotel mesmo. Surpresaaa!! Estava olhando o meu Facebook percebi que haviam duas mensagens. O meu host father e meu host brother (Que até o momento não sabia quem eram) me enviaram tais mensagens pelo Facebook, o que me deixou muito feliz. Ficaria com a família Bailey em Westlake.

Depois de ler as mensagens sai correndo para o primeiro andar do hotel, onde as atividades iriam começar com a psicóloga Adriana Campdelli. Ela se apresentou ao grupo e deu início as atividades que começaram com um preenchimento de uma folha. Nessa folha existiam perguntas que deveríamos fazer uns aos outros dentro da sala, tentando preencher todos os espaços. Por exemplo, se na folha de perguntas tivesse a pergunta: "Quebrou alguma parte do corpo?" e alguém me perguntasse e se a informação fosse verídica, então essa pessoa anotaria o meu nome, e vice e versa. Com essa atividade fiquei conhecendo melhor pessoas no grupo e descobri coisas que nem imaginava.

Início do Workshop com a psicóloga
Depois desse primeiro momento discutimos sobre o significado de ser jovem, além da forma como interagimos com o mundo (Pensar/Sentir/Agir). Trabalhamos ainda sobre as diferenças com uma atividade bem engraçada sobre frutas. Ela colocou em uma apresentação de slides com diferentes frutas de diferentes regiões para analisarmos e conversarmos sobre diferenças, pois afinal devemos conviver, respeitar e aprender com elas. Falamos também no reconhecimento das nossas emoções, de nos auto-conhecer. 

Tivemos um rápido Coffee break e voltamos para a sala onde fizemos trabalhos em grupo, praticando duas coisas que considero fundamentais em um líder, saber ouvir e se comunicar, passando através da fala os seus sentimentos e firmeza através do contato visual, olho a olho.  

Atividade em grupo no hotel Landmark com a Psicóloga

Depois disso fomos motivados pela psicóloga a escrever em uma folha de papel tudo o que nos haviam motivado a chegar ali: Família, professores, trabalho voluntário, etc. Esse foi um momento muito emocionante. Nos foi dado espaço para fazermos os nossos comentários, o que me fez perceber que o grupo tinha muita coisa em comum, todos haviam superado muitos obstáculos para estarem ali. Lembrei de todo o meu passado e das pessoas que me ajudaram a chegar naquele lugar. Agradeço a todos vocês!

Depois disso tivemos uma breve apresentação sobre imigração, alfândega e vôos com a Leila, Márcia, Marcos Hirata e a Tara, além de orientação para a viagem em geral.

Depois disso a equipe do Caldeirão do Huck foi apresentada a todo o grupo e ficamos sabendo de outras informações. Logo depois fomos liberados para ir almoçar e arrumar as malas. Recebemos um papel com as informações das nossas Host Families! Nomes, perfil das famílias, TUDO! 

Fomos correndo ir almoçar e voltamos para os nossos quartos onde todos se arrumaram e seguiram com suas bagagens para o lobby do hotel. Estava tudo lotado!

Lobby do Hotel Landmark momentos antes de partimos para o aeroporto

Ainda no lobby do hotel uma irmã nossa, Camille Mota Lima 2011 YA, recebeu a notícia que fora aprovada na universidade em Relações Internacionais. Imagina a felicidade dela em receber dois presentes como esse no mesmo dia! Eita, coração! Dia especial para todos nós!

Camille Mota Lima, 2011 YA, chorando momentos depois de ter recebido a notícia da aprovação

Fizemos mais algumas gravações para o Caldeirão do Huck, tiramos mais algumas fotos e começamos a colocar nossas malas dentro do ônibus. Demorou até um pouquinho (tínhamos muitas malas). Partimos em direção ao aeroporto de Garulhos.

Eu e Márcia Mizuno no lobby do hotel minutos antes de partimos para o aeroporto
Jovens Embaixadores saindo do hotel e colocando as malas dentro do ônibus (Foto Embaixada dos Estados Unidos)

Durante o percurso cantamos e conversamos muito, além de ter conhecido (mesmo dentro do ônibus) alguns pontos importantes na cidade de São Paulo, como o parque do Ibirapuera. O Marcos Hirata até falava de vez em quando sobre os pontos pelos quais passávamos. A produção do Caldeirão ainda estava conosco e também gravou momentos dentro do ônibus.

Produção do Caldeirão do Huck dentro do ônibus

Chegamos no aeroporto e fizemos uma fila para fazer o check-in.  Despachei a minha mala e fui com o grupo esperar a hora para entrar na aeronave. Ficamos sentados esperando por um bom tempo, enquanto alguns foram fazer o câmbio de cédulas. Estava muuuito cansado, mas a hora estava chegando. Todos estavam muito felizes! Conversamos e tiramos mais fotos até o tão esperado momento.

E eu a Ana da Amazônia na fila do check-in
Eram umas 10:00h da noite quando fomos para o portão de embarque. Passamos pelos seguranças e seguimos. Quando faltava pouco para entrarmos recebemos a visita ilustre do Consul Geral Thomas Kelly, que nos acompanhou até a porta do avião, nos desejando boa sorte na nossa missão, assim como o comandante da aeronave que também nos recebeu na porta do avião.

Grupo dos Jovens Embaixadores momentos antes de embarcar no vôo com o Consul Geral (Foto Embaixada dos Estados Unidos - Clique aqui para ver a foto ampliada)

Entramos no vôo e nos acomodamos nas nossas cadeiras (O avião era enormeee!). Fiquei ao lado da coordenadora Carmita. O pessoal estava muito agitado! Era muita felicidade! Estávamos partindo!


Eu dentro do avião ao lado de Carmita :D

Jovens Embaixadores momentos antes de decolar
Quando o avião ligou as turbinas estava quase dormindo. Estava muito cansado mesmo! Vi o mapa que aparecia nas telas que ficavam atrás das cadeiras de cada passageiro e as mensagens de duração de vôo. Faltava muito pouco, aproximadamente 9 horas para pisarmos em solo americano!

São Paulo - Washington D.C


Eu dormi rapidamente. 'Apaguei' como disse Carmita, e só acordei quando serviram o jantar. Comi e adivinhem o que aconteceu... Dormi novamente! Estava exausto! De que horas iria acordar e onde iria acordar? isso só o cansaço responderia! Estava me sentindo melhor e leve, afinal, os EUA nos aguardava!






2 comentários:

  1. Esse dia foi muito massa! Foi quando vi voces chorando pela primeira vez.. foi lindo =)

    A palestra dela foi sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Também concordo! Foi moving! Fazer nos lembrar da nossa jornada é nos fazer lembrar de pessoas e desafios superados. Realmente foi muito emocionante! Momento o qual nunca irei esquecer!

    ResponderExcluir