quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Washington D.C - 1° dia - 08/01/2011

Acordei ainda de madrugada e estava dentro da aeronave. Estava tudo escuro lá fora. Olhei para o mapa e vi que estávamos nos aproximando do nosso destino.



Recebemos dentro do vôo os bilhetes para preenchermos quando passássemos pela alfândega. Algum tempo depois serviram o café. Estava amanhecendo e ficava olhando pela janela. Quando chegamos na costa dos Estados Unidos acho que vi uma das cenas mais lindas da minha vida. Infelizmente não consegui tirar uma foto, pois a câmera não conseguia atingir a tanta distância. O sol nascia em encontro ao mar, e em oposição as casas na costa com as luzes acessas. Percebia a luz e a escuridão ao mesmo tempo. Acho que essa foi a paisagem mais linda que vi em toda a minha vida e infelizmente só tenho ela na memória. O avião seguia o rumo e eu ficava olhando as casas lá em baixo, os contornos das ruas... Tudo mesmo! Parecia um sonho... mas sabia que era tudo real e estava acontecendo. Estava nos Estados Unidos!

Enquanto admirava tudo pela janela começaram a servir o café da manhã. Estávamos perto de Washington D.C. Comi o que haviam nos servido e voltei a contemplar aquela imagem. Já podia ver a luz do sol refletindo na neve no chão a muitos metros abaixo de mim. 

Recebemos o aviso que iríamos aterrissar em Washington. Os jovens embaixadores emanavam alegria! Fiquei olhando os caros, os prédios...  Senti o avião tocar o solo. 

Quando ele parou pegamos as nossas malas de mão e seguimos para um ônibus que levou todos os passageiros do vôo para a checagem dos passaportes e visto. Nesse meio instante quando estávamos dentro do ônibus começou a nevar. A neve fina caia lentamente, como um tapete branco que se abria para os Jovens Embaixadores. Nevou pouco e por pouco tempo, mas o suficiente para realmente entendermos que tudo aquilo estava acontecendo!

Demorou um pouco até todos passarem pela checagem dos passaportes. Pegamos as nossas malas e seguimos para a Alfândega. Foi tudo muito tranquilo, apenas entregamos os nossos papeis com as informações solicitadas por eles. Quando saímos nos deparamos com duas pessoas com um cartaz escrito : "WELCOME BRAZILIAN YOUTH AMBASSADORS!".

As duas 'pessoas' que estavam com o cartaz se apresentaram como "Traicy Eckard" e "Melissa Cain". Elas faziam parte do Staff que iria trabalhar no programa conosco. Aaaaaaaaaaaah! Estava muito feliz! Fizemos um fila e nos dirigimos para fora do aeroporto. Quando saímos a primeira sensação: FRIOOOOOO! Ai, que momento mágico. Nunca havia sentido aquilo! É uma sensação que nunca tive, nem mesmo dentro de uma sala com ar-condicionado. Tinha neve no chão! O pessoal fez a festa! A vista do aeroporto era muito linda também, muita coisa para o nosso cérebro processar, muita informação, muita novidade.

Dulles Airport - Washington D.C * Foto Ítalo Alves YA 2011*

Jovens Embaixadores - Primeiros momentos em D.C
Estava tão eufórico que nem percebi que estava sem luvas, na verdade estava adorando sentir aquele frio! Começamos a entrar no ônibus e fui um dos últimos a subir. Minha mão doia muito devido ao frio. Não conseguia locomover meus dedos direito. Quando entramos no ônibus a situação melhorou. Os ambientes fechados e os meios de transportes possuem aquecedores (Muito bom para nós :D).

Jovens Embaixadores entrando no ônibus 

Jovens Embaixadores momentos depois de entrarem no ônibus

Quando partimos ficávamos vidrados na paisagens que Washington D.C nos proporcionava! Era tudo muito lindo: as vias de tráfego enormes, as casas, os carros, as pessoas, a neve! TUDO! Durante o percurso até o 4-H a Tracy e a Melissa ainda conversaram conosco, dando as boas vindas.

Melissa dentro do ônibus conversando com os Jovens Embaixadores


* Desconsiderem o que eu falei! Nem eu mesmo sei o que disse... Nem eu identifico se é português ou inglês.

A Tracy do staff da World Learning falando suas primeiras palavras no ônibus




Quando chegamos no 4-H fomos recebidos pelos outros membros do Staff ainda dentro do ônibus: O simon,  Cabbie e a Cari. Estava muito feliz por escutar todo o pessoal do staff! Eles também nos deram as boas vindas e descemos do ônibus para pegar as nossas malas.


Staff da World Learning dando as boas vindas para os Jovens Embaixadores. Da esquerda para direita: Cari, Simon and Cabbie

Eu na frente ao National 4-H Conference Center após a decida do ônibus

Seguimos depois para os nossos quartos. Dividiríamos os quartos com mais 3 jovens embaixadores. Subir com a minha mala pelas escadas do 4-H não foi fácil mas conseguir chegar lá! Coloquei a minha mala ao lado da minha cama e tirei essa foto da janela do meu quarto.




Depois de deixarmos as malas tivemos algum tempo livre para sairmos e andarmos ao redor do 4-H. Aaaaaah! Foram tantos momentos mágicos em um só dia! Andei um pouco com alguns Jovens Embaixadores e até andamos um pouco pela rua. As pessoas falando inglês, as casas, a neve, o frio, a vegetação, o 4-H... Não consigo escrever como me senti. Parecia um filme mesmo...

Eu sentado em bancos em frente ao 4-H

Jovens Embaixadores nas proximidades do 4-H
Depois de algum tempo fomos para a sala de conferência onde seria dado o primeiro workshop pelo staff do World Learning. Fomos logo recebidos com um lanche. Bolos, frutas, sucos, etc. Os bolinhos eram adoráveis e além disso as frutas eram enoooooooormes!

Jovens Embaixadores entrando na sala das Américas para primeiro lanche em Washington D.C

A sala onde iríamos passar os primeiros dias tendo os workshops estava cheia de mapas e mensagens sobre voluntariado, paz, etc. Sai lendo todas. Cada uma com um significado enorme. Éramos presos por elas. Parava e refletia sobre elas.

Jovens Embaixadores na sala das "américas" tendo o seu primeiro lanche no 4-H

Entramos e nos servimos e depois tivemos a primeira apresentação. Soubemos das regras e conversamos um pouco sobre as nossas perspectivas, sobre o motivo de estarmos lá e tiramos algumas dúvidas como, por exemplo, de como ligarmos para os nossos familiares. As primeiras orientações também foram dadas por todo o staff. Tivemos também outras atividades para conhecermos melhor o grupo depois disso, o que durou toda a tarde (E foi bem divertido).


Cari dando as primeiras orientações - Jovens Embaixadores 2011
Welcome Brazil Youth Ambassadors
Cari explicando como utilizar o cartão internacional para ligarmos para as nossas famílias 

As roupas de frio também foram distribuídas, assim como uma garrafa térmica para colocarmos água e um lipstick, para os nossos lábios não ficarem ressecados com o frio.

Roupas de frio para serem entregues aos Jovens Embaixadores

Eram umas 6:00h da noite em Washington quando jantamos. Adivinha o que! PIZZA! A pizza americana é muito diferente da nossa! Elas são mais grossas e mais picantes. Além disso eles comem a borda com um creme. Confesso, e não minto, que amei mesmo a pizza de lá. 

Depois da pizza tivemos outro workshop. Esse sobre o Brasil. Cada jovem embaixador se agrupava com outro que gostasse da mesma comida típica e assim os grupos foram feitos. Cada grupo falava (em inglês) como se fazia tal comida (Eu fiquei no grupo da tapioca :D). Depois falamos da imensidão que é o nosso país. Fomos divididos novamente, agora em grupos diferentes. Fiquei com meu colega Déberth. Fizemos um cartaz sobre o Rio Grande do Norte. Depois disso os cartazes foram pregados na parede.

Eu e o Déberth momentos depois que acabamos de fazer o nosso cartaz

Cartazes sobre as cidades e regiões dos Jovens Embaixadores *Foto João Alcim 2011 YA*

Fomos para os nossos quartos em sequência. Estava exausto. Os dias prometiam ser longos. Esse primeiro nem se fala. Para mim 1 dia vale por 3 nos E.U.A. Fui dormir era meia noite, duas horas da manhã em Natal- Rio Grande do Norte- Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário