Acordei e fui tomar café. Hoje teríamos novamente o "Dialogue Group". Fomos eu, a Cari, o Déberth, a Eva, Bárbara e o Dimas (que estava com uma perna quebrada devido a uma queda que havia levado no host state) para uma sala no 4-H. A Cari nos pediu para que comentássemos sobre o que havíamos visto nos nossos host states, se haviamos notado segregação, diferença de gênero, também citanto sobre o Brasil, sobre as nossas famílias no nosso país.
Depois disso fomos para o escritório da World Learning, onde iríamos teoricamente passar grande parte do dia. O primeiro encontro que tivemos foi com Maria Seixas Correia, uma brasileira que trabalhava em Washington na Embaixada Brasileira. Ela se apresentou ao grupo e falamos sobre o Instituto Rio Branco, como chegar a trabalhar no Itamaraty, como é o processo de adimissão, assuntos bilaterias entre Brasil e Estados Unidos.
Também falamos sobre o programa Jovens Embaixadores, como o governo brasileiro via o projeto. Ela afirmou que o governo via o projeto com bons olhos e que esperava que os laços de amizade entre os dois países de fortificassem cada vez mais.
Depois da entrevista que ela deu almoçamos no escritório da World Learning mesmo. Para lembrarmos do tempero brasileiro o staff da World Learning comprou algo que muitos sentiam falta: Feijão e arroz. Depois que comemos uma equipe do Department of State chegou para conversar com o grupo.
Tivemos uma video conferencia com Márcia Mizuno e Tara Rougles. Durante a conferencia ela nos perguntou como estávamos e falou uma notícia que, sinceramente, não esperava. A primeira Secretária de Estado, Hillary Clinton, iria nos receber amanhã no Departamento de Estado Americano. Todo o grupo de Jovens Embaixadores, quando escutaram isso ficaram a polvorosa.
Acabado a vídeo conferencia foram nos entregues cadernos, canetas e o perfil das pessoas que estariam conosco nessa reunião. A Cari e todo o staff da World Learning vieram até nós, nos dividindo entre os host states. Cada grupo deveria fazer perguntas e dar para ela, pois as melhores seriam utilizadas no encontro.
Mellisa preparando os nossos pratos no escritório da World Learning, em Washington D.C |
Grupo do Department of State |
Tivemos uma video conferencia com Márcia Mizuno e Tara Rougles. Durante a conferencia ela nos perguntou como estávamos e falou uma notícia que, sinceramente, não esperava. A primeira Secretária de Estado, Hillary Clinton, iria nos receber amanhã no Departamento de Estado Americano. Todo o grupo de Jovens Embaixadores, quando escutaram isso ficaram a polvorosa.
Jovens Embaixadores em vídeo conferência com Márcia Mizuno e Tara Rougles em Washington D.C, no escritório do World Learning |
A biografia de Maura M. Pally em minhas mãos e caderno entregue aos Jovens Embaxaixadores |
Depois de termos feito as perguntas em grupo, fomos fazer os nossos discursos "I have a dream", no mesmo local onde Martin Luther King o fizera. Havíamos trabalhado nisso ontem a noite. Mostrei meu discurso a Mellisa no World Learning para ver se haviam correções a serem feitas e ela me pediu para abrir os discursos do dia.
Começava a nevar muito e quando chegamos no Memorial Lincoln, a neve não dava trégua. Entramos pela entrada lateral, e subimos por um elevador ate o local onde fica a estátua do presidente Abraham Lincoln.
A neve cobria todo o céu de Washington, e nem o Monumento que fica do lado oposto ao memorial dava-se para ver. O grupo foi reunido e falei o meu discurso, tanto como o Dimas, em seguida de todos os Jovens Embaixadores. Todos nós falamos sobre os nossos sonhos.
Eu dentro do Memorial |
Quando todos terminaram fomos assistir uma apresentação do grupo STOMP. Já havia ouvido falar sobre o grupo nas minhas aulas de música e de artes, e sabia que a apresentação seria muito boa, e na verdade excedeu as minhas expectativas. Ao vivo é outra coisa. A forma como eles utilizam o corpo e objetos para fazerem música é fascinante. Ao final do espetáculo eles foram aplaudidos de pé por todo o auditório.
Quando voltamos para o 4-H as ruas de Washington estavam paradas, literalmente. Neve para todos os lugares!
4-H quando nós chegamos *Foto Embaixada dos Estados Unidos* |
Muita neve havia caído, e nós só chegamos no 4-H depois da meia noite. Fui direto para o quarto dormir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário