segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Phillips Exeter Academy 08-07-2011

Acordei e fui direto tomar banho para depois tomar café. Ainda tinha que ler uma boa parte do livro "The Fall of Rome", e por isso me apressei. Lia-o durante as caminhadas entre as aulas e intervalos.

Hoje seria o dia em que daria uma aula sobre modos verbais  para a minha sala de "Grasping Grammar for Non Native Speakers", do professor Mr. King. Estava muito feliz e ocioso. Saí correndo pelos corredores, descendo as escadas do Academy Center depois da aula de "História dos Estados Unidos", partindo em direção aos gramados centrais de Exeter, rumo ao prédio vizinho, o Phillips Hall, onde as aulas de literatura e inglês são lecionadas.  

Chegando em sala, corrigimos a atividade do dia anterior (que se assemelhava muito às provas do SAT reasoning) e comecei a dar minha aula em conjunto com meu amigo da Espanha, Guerry. Tentei dar uma aula bem dinâmica, estilo Harkness Table. Ao final da lição, parecia que nós tínhamos feito um bom trabalho, pois tanto o professor como os nossos colegas estavam impressionados com a didática. Ao final, Mr. King me disse que eu deveria ser professor de inglês. Eu comentei na mesma hora que era isso que queria me tornar. Esse reconhecimento vindo da parte dele foi muito importante para mim. 

Em seguida, fui para a aula de "Creative Writing", que ficava no mesmo corredor, uma porta ao lado da sala do professor King. Continuamos o nosso estudo sobre poemas e pontuação. Como dever de casa, tínhamos que escrever constantemente poemas, uma tarefa que me fazia relembrar o quanto gostava de escrever, uma atividade que infelizmente não estava desenvolvendo nos últimos meses. "Transcender" meus pensamentos em um pedaço de papel tornou-se uma constante durante minha vida acadêmica no IFRN, todavia, com o passar do tempo, escrever e denotar em palavras o que se perpassava em minha mente passou a se tornar uma tarefa difícil, parecia que a folha em branco me nocauteava. Contraditoriamente, meu professor de "Creative Writing" não tirou essa ideia da minha mente, ele a reforçou; escrever é extremamente difícil, mas também uma tarefa prazerosa. Comecei a refazer o que já era acostumado: utilizar a caneta e o lápis para desenhar no papel significados através das palavras.

Depois que o vi falando com tanta paixão, entonando cada palavra, exaltando os poemas que iríamos estudar, tanto como as figuras de linguagem empregadas nos poemas, a forma, as aliterações, a rima, o jogo de sentidos, enfim, todo o conjunto, notei o sentimento que reverbera entre escritores, um sentimento comum de que escrever não é uma tarefa, mas sim uma arte. Eu ainda não tinha essa ideia bem solidificada, porque esse processo estava internalizado em minha mente, e incrivelmente quando escrevia, não me dava conta de todo esse manuseio que fazia. Essa perspectiva foi amadurecendo logo durante as primeiras aulas com Mr. Corrigan em Exeter. Como resultado desse processo, passei a respeitar intensivamente o trabalho daqueles que vivem unicamente para e pela escrita, tanto como comecei a reconhecer o meu próprio trabalho.

Quando terminado essa aula, desci as escadarias e fui para o térreo, onde Mr. Daves se encontrava. Encontrei mais três colegas exonians, que já estavam tendo aulas no curso de AEP. Comentamos sobre os capítulos do livro que lemos. Infelizmente, ainda faltava uma capítulo para eu ter terminado, mas ainda conseguir acompanhar o grupo devido ao meu conhecimento adquirido com a leitura dos sete primeiros capítulos do livro "The Fall of Rome". 

Com o término da aula, corri para o refeitório; com a aula adicional de AEP só teria uma hora para almoçar e seguir para a atividade física, que fora escolhida por mim dias anteriores. Fui ao dormitório e troquei de roupa. Segui para o ginásio e fui procurar a sala onde iria fazer yoga. O Phillips Exeter Athletic Center  era enorme. O maior centro esportivo que já vi. Nas paredes, quadros com antigas equipes da escola, em outras, estantes com bolas de jogos entre a sua "rival" Andover, com os placares das vitórias e o ano dos jogos gravados nelas.

Entrando no Phillips Exeter Athletic Center


Bolas de Voleiball
Bolas de Baseball
Estava muito cansado devido as poucas horas que dormir. No final do yoga, o professor pediu para que nós nos deitássemos e relaxássemos. Ele tocava em seu rádio uma música relaxante e batia em um sino. Dormi instantaneamente. Quando acordei todos já estava se retirando. Me levantei e segui em conjunto com algumas meninas para o meu dormitório. Elas eram super divertidas. Ficamos perguntando uns aos outros de onde vínhamos. Chegando próximo a porta do meu dorm me despedi e fui terminar minhas atividades diárias. À noite fui jantar e continuar lendo o meu livro para a aula de AEP. Sabia que muita coisa ainda estava por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário