segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A construção do vídeo.

A primeira coisa que pensei quando soube do vídeo foi como iria gravar... Não possuia uma câmera. Pensei logo em uma amiga minha, Sarah. Ela me ajudou gravando o vídeo. Estava fazendo um trabalho pela manhã com ela e com outros colegas no Instituto Federal.  Durou até às 14:00. Almoçamos no Midway Mall que fica em frente ao Instituto e voltei para lá com ela. Tinha na minha bolsa duas bandeirolas dos dois países. Comprei pois queria decorar o meu quarto com elas, além de utilizá-las para dar aulas no GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) falando sobre a história de cada bandeira em aulas específicas de história. Sarah tinha uma bandeira do Brasil que trouxe para fazer o trabalho conosco pela manhã (Eba! Olhei a bandeira e disse: "Posso utilizá-la, só não sei onde ainda."). É isso mesmo, ainda não sabia exatamento o que fazer com elas, apenas sabia que iria utilizá-las. Escrevi também em versos o que era ser um Jovem Embaixador para mim, o que isso significava. Memorizei o poema em casa. Agora era saber como faria.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central



É verdade que o meu vídeo completo durou 4 minutos. Tive que editá-lo e cortá-lo para 1 minuto e 58 segundos. Primeiramente pensei em uma apresentação rápida, falei o meu nome e agradeci a Embaixada a nova oportunidade que deram aos semi-finalistas do programa (Infelizmente tive que cortar essa parte do vídeo). No vídeo priorizei sempre mudar o local, ângulo, e além disso, não ficar muito parado , para prender a atenção de quem o via. Falei do meu trabalho voluntário no GACC e como a oportunidade de ser um Jovem Embaixador acrescentaria não só na minha vida, mas na vida das  nossas crianças.  Dessa vez conseguir expor todo o meu sentimento que tenho com o meu trabalho voluntário.
Comecei meu trabalho voluntário em 2008 em uma comunidade carente aqui na cidade (Mãe Luiza) dando aulas de computação para as crianças, jovens e senhores. Sempre tive o interesse de ajudar o próximo tanto como pensava sobre o meu papel dentro da minha comunidade. Uma professora minha do Instituto, Rosângela Bergantin, perguntou um dia em uma aula se eu queria fazer esse trabalho na comunidade com ela. Aceitei imediatamente! Era a oportunidade de fazer a diferença e seguir os meus ideais. É gratificante ver como um trabalho desse pode fazer toda uma diferença na vida das pessoas com quem você convive.

Hoje trabalho no GACC-RN com o grupo da pedagogia dando aulas de inglês e cultura america para jovens e crianças que muitas vezes são obrigadas a deixarem os ambientes escolares por causa do tratamento a que são submetidas, expandindo assim com esse trabalho o conhecimento de mundo delas. Participo também em tempo extra de Campanhas de Medula Óssea organizadas pela ONG, para captar possíveis doadores de medula óssea e dar a oportunidade para quem tem leucemia de ter uma segunda chance de vida. (Não citei sobre essa parte do meu trabalho no vídeo por causa do tempo).

Material para ensinar sobre história e cultura americana no GACC-RN


Festa Junina do GACC. Da esquerda para direita: Clara (Voluntária), eu (voluntário) e Leonardo (Um dos meus alunos)


Equipe do GACC-RN em campanha de Medula Óssea!
 
Quando falei mais sobre o voluntariado passei para os versos. Fiquei pensando como faria... (Eu tenho um sonho! ;D ) Interessante que as coisas foram surgindo, as idéias aparecendo! Mudei de local várias vezes, utilizando como símbolo de união entre os dois países as duas bandeiras que possuía. :D Deu tudo certo!!!
Em baixo meu o meu vídeo que foi editado e enviado:



 
No dia 12 de outubro, a data final da entrega, postei o vídeo no Youtube como a Embaixada pediu. (Clique aqui para ver o vídeo no canal do Youtube). Dos 155 semifinalistas, 100 fizeram os vídeos. Agora era esperar o dia 26 de outubro, data oficial para a nomeação dos 35 novos Jovens Embaixadores do Brasil!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário