quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia 26 de outubro de 2010. Anúncio Oficial dos Jovens Embaixadores 2011: O começo de uma nova etapa para 35 jovens!

No dia 21 e 23 de outubro recebemos emails de Véra que diziam o seguinte:

"Embaixada dos EUA divulga vencedores do Programa Jovens Embaixadores 2011
Estudantes brasileiros de baixa renda vão conhecer os EUA 

Brasília, 21 de outubro de 2010 –
 A Embaixada dos EUA anuncia na próxima terça-feira, 26 de outubro, os nomes dos 35 estudantes de escolas públicas selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2011”. Esta é a 9ª edição do programa, que levará jovens aos Estados Unidos por três semanas (8 a 27 de janeiro de 2011). O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, fará o anúncio dos vencedores às 10h30 na sede da MSD (...). 
Este ano o número de inscritos superou seis mil jovens. Todos os estados brasileiros participaram do processo de seleção, que envolveu 64 instituições parceiras da Embaixada dos EUA espalhadas por todo o território nacional.
Os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital americana, Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo será dividido e cada sub-grupo irá para um estado norte-americano (Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio) para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente. Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no Brasil.   
Desde a criação do programa em 2003, 212 jovens brasileiros já foram beneficiados. A lista com os nomes dos estudantes selecionados estará disponível no site da Embaixada dos EUA logo após o anúncio: http://www.embaixadaamericana.org.br/ e no site do programa no facebook: http://www.facebook.com/pages/Jovens-Embaixadores/69669009419

Os 120 semi-finalistas que não forem selecionados para viajar para os EUA em janeiro de 2011 serão convidados pela Embaixada dos EUA para fazer um curso de imersão em língua inglesa e cultura americana em julho de 2011.

SOBRE A SELEÇÃO FINAL:  O processo desse ano teve cerca de 6,500 inscrições.  Ao final de todas as fases nos estados, tivemos 155 semi-finalistas cuja documentação completa foi enviada para Brasília.  Desses, 35 jovens viajarão para os EUA em janeiro de 2011, 5 jovens ainda estarão concorrendo à 36a. vaga (detalhes a serem fornecidos durante o evento em São Paulo) e os demais serão convidados para participar no Curso de Imersão “Engilsh Immersion USA” em julho de 2011.   Por favor, deixem isso claro para os seus candidatos e informem que todos os semi-finalistas, de uma forma ou de outra, serão premiados dentro do programa Jovens Embaixadores.

Obrigada a todas as instituições parceiras pela dedicação e profissionalismo com que conduziram o processo seletivo em seus estados e parabéns pelos excelentes alunos que vocês conseguiram identificar.  Sucesso para toda essa juventude brasileira!!!!!"

Alguns dias antes minha mãe havia tido uma conversa comigo. Ela me fez chorar... Acho que nunca tivemos uma conversa tão franca, onde ela falou que independente de resultados ela estava muito feliz, por que via dois batalhadores na frente dela (Eu e meu irmão André) e que sabia que éramos capazes de tudo... lembro-me da frase que ela disse: "Voe, filho! Voe longe, até onde suas asas deixarem...".

Aquilo foi para mim um estímulo para continuar lutando independente do resultado... 

Era o dia! O anúncio seria pela manhã. Sai de casa, falei com minha mãe como habitual (ela estava como eu, apreensiva) e segui para escola. Lá encontrei algumas amigas minhas. Conversamos um pouco e fomos ao laboratório de informática ver o resultado que seria divulgado ao vivo pela Embaixada. Ouvimos o Jovem Embaixador goiano Simon Nascimento que deu seu depoimento sobre o programa e como essa oportunidade mudou a sua vida. Através dessa primeira oportunidade, a de ser um jovem embaixador, ele conseguiu outras, como a bolsa integral na Universidade de Chicago no curso de Relações Internacionais. Apresentou durante o seu discurso o seu diploma e concluiu dizendo que muitos perguntavam se o Programa Jovens Embaixadores "iria dar certo", e que ele "já estava dando" (Exemplos como esse são realmente a comprovação do quanto esse Programa tem uma importância fundamental para a nossa juventude, para o nosso país). As palavras utilizadas por eles foram muito bem colocadas e ao final ele foi muito aplaudido.

Jovem Embaixador Simon Nascimento no anúncio oficial dos 35 jovens embaixadores do Brasil, mostrando o seu diploma da Universidade de Chicago
 A Milca Pereira (Representante das Secretarias de Educação) falou da importância do programa, parabenizando todos aqueles que se submeteram ao processo, todos os mais de 6.000 estudantes, encorajando a todos e falando da importância do aprendizado de línguas.

Milca Pereira discursando no anúncio oficial dos 35 jovens embaixadores do Brasil

O Embaixador Thomas Shannon, confessou que depois das palavras lindas de Milca Pereira tentaria expor suas idéias sobre o programa (e o fez muito bem), falou também em inglês para os novos Jovens Embaixadores, da experiência que teve há alguns meses quando acompanhou os 35 Jovens Embaixadores 2010 na visita a Michelle Obama, primeira dama dos Estados Unidos. Falou que os novos jovens embaixadores continuassem a jornada, mas não sozinhos... Ressaltou ainda que todos de qualquer forma iriam ganhar, mesmo aqueles que não fossem para os Estados Unidos da América em Janeiro de 2011 iriam ser convidados a participar do Programa English Immersion e que ainda havia a 36° vaga que seria disputada através de um concurso nacional de vídeo.

Embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, falando para o público sobre o Programa.
Outras pessoas ainda discursaram até que o Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo começou a falar. A expectativa crescia... Enquanto isso os funcionários da Embaixada trabalhavam para fazerem com que todos tivessem acesso as informações que estavam sendo transmitidas no anúncio. Tudo era divulgado via Twitter e Facebook, além da transmissão online.

Informações sendo transmitidas pelo Twitter diretamente do local do anúncio.

Eu estava acompanhando tudo pelo Twitter, Facebook e via on-line (hehe). Nossa!!! Agora estava nervoso. O Cônsul-Geral Kelly foi para a "parte mais esperada". Anunciou o nome dos dois coordenadores que iriam acompanhar o grupo na viagem, Gilmar Matos de São Paulo e Maria do Carmo Galvão de Pernambuco... Era agora! Meu coração disparou... Acredito que o de todos os semi-finalistas.

O primeiro nome a ser divulgado foi o de Déberth, aqui do estado do Rio Grande do Norte (Como o próprio escreveu em seu blog e também como havia nos contado ele estava na escola onde estuda. Quando o anúncio começou ele colocou o rosto bem em frente a televisão e quando escutou seu nome literalmente caiu para trás... kkk. Eu imagino mesmo!). Confesso que estava esperando um segundo nome para o estado, mas a lista dos 35 jovens havia acabado... Fiquei triste e muito feliz ao mesmo tempo pelo Déberth.e pelos outros jovens embaixadores. Parabenizei ele pela conquista pelo Orkut poucos segundos depois que o nome dele  havia sido anunciado e cobrei dele minha lembrancinha (Até parece que ele iria viajar e não ria me trazer nada, não é? kkkk). Ele merecia! Sabia que todos iriam representar muito bem o Brasil.

Cônsul-Geral anunciando o nome dos 35 Jovens Embaixadores

Vídeo do anúncio dos 35 Jovens Embaixadores do Brasil 


Fiquei triste, não só por mim, mas por todos que conhecia e haviam tentado. Eram todos tão brilhantes e lindos com os seus gestos, todos tão esforçados, todos tão fiéis a si mesmos. Fiquei ainda assistindo o Embaixador parabenizar alguns Jovens Embaixadores pelo telefone (Aconteceu ao vivo também). Na verdade ouvia e ficava imerso em meus pensamentos.

Embaixador Thomas Shannon falando com um dos novos Jovens Embaixadores ao lado de Márcia Mizuno a sua esquerda (Coordenadora do Programa) e Milca Pereira, a sua direita.

Acredito que o mais triste de tudo para os semi-finalistas que não se tornam Jovens Embaixadores é a expectativa que se cria em torno da luta diária para tornar esse sonho realidade. As minhas amigas ficaram do meu lado também escutando. Pensei sobre tudo o que havia feito... Quando o Embaixador Thomas Shannon terminou a ligação com o segundo candidato, Alan Dantas Silva, fui para a parte mais difícil do dia... Falar com minha mãe. Elas me abraçaram e fui para casa. Acompanhei uma delas, Nayane Marques, até a casa dela. No meio do caminho comecei a chorar... Ela me abraçou (O que um abraço não faz) e seguimos. Estava melhor. Deixei ela em casa e fui para minha. Quando cheguei e olhei para minha mãe meus olhos encheram de lágrimas. Ela soube do resultado naquele momento, não precisei dizer uma palavra, e veio me abraçar. Um abraço materno, sempre indescritível, amoroso... Esse momento... Me senti tão melhor por chorar... Ela não falou nada, apenas me abraçou... Às vezes palavras não são suficientes, os gestos e os olhos dizem tudo! Depois de alguns minutos fui dormir... Pedi para minha mãe não me acordar.

Quando acordei já estava ficando de noite. Notei que Diana (a minha amiga que também tinha feito o programa) havia ligado para mim e minha mãe me disse que meu pai tinha ligado, tanto como o meu irmão, além de Bruna YA 2010 (Ela ligou para todos os semi-finalistas do estado parabenizando-os pela conquista de terem chegado tão longe). Consegui apenas falar com o meu pai e ele falou que eu teria outras oportunidades e me parabenizou... Me arrumei e fui para o IFRN assistir a aula de inglês da minha amiga Fulbrighter Sarah. Lá ela me motivou também, tanto como aquele meu amigo Lucas que me ajudou com os slides da prova oral. Era isso... Agora era trabalhar e fazer o melhor e lutar por outras oportunidades, elas não haviam acabado ali.

Quando sai da sala de aula fui no laboratório da escola. Fui checar o meu email. Meu irmão havia escrito algo para mim:

"Então, Allan, por favor, sei que ainda pode estar triste. E com razão, ninguém é de ferro! Mas lembre-se de sorrir quando uma lágrima teimosa cair. Porque como diz uma música de Rosa de Saron: "Hoje muitos choram, mas não desistem de viver! Hoje muitos choram... sorrindo!!!"
E continue na caminhada com Cristo, sempre fazendo a diferença em momentos decisivos como vc sempre fez, e acredito que continuará fazendo com muita garra. Afinal, o mais importante é o que nós plantamos (...).

Abçs.
"

André Feliphe Jales Coutinho

Momentos depois Bruna YA2010 enviou uma mensagem pelo Orkut: "Suas sementes andam indo muito bem, continue regando-as com o maior esforço!"... 

Chorei muito quando olhei a mensagem do meu irmão e de Bruna... Eles estavam certos. O que havia plantado continuava lá, esperando para um dia dar "frutos", e que na verdade já haviam dado... Agora era seguir em frente...

Escrevi algumas mensagens para os meus professores falando do resultado, agradecendo  de todo o coração o apoio que haviam me dado. Voltei para casa pensando no novo dia que iria nascer pela manhã.



2 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Não pude acompanhar esse resultado com você meu querido, mas com certeza eu estava ao seu lado.
    E chorei com esse post, principalmente com a mensagem de André.

    ResponderExcluir
  2. Ou, Claudinha! Sei que você queria ter ficado do meu lado, mas sei os problemas que você enfrentou no dia do anúncio! Você sempre está comigo! Muito obrigado pelo apoio incondicional!

    Allan

    ResponderExcluir