quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Prova Oral - o Grande dia! (24 - 09 - 2010)

Nesse dia acordei, minha mãe estava muito apreensiva. A prova oral seria pela manhã, das 8h às 12h!!! Séra? Não mesmo!!! A prova oral aqui durou 8h! Isso mesmo! kkkkk... 8h devido as várias etapas e ao coffee break que Véra preparou. Sai de casa em torno das 7h. Minha mãe falou comigo, me beijou me desejou sorte. Agora era a hora... Já tinha a apresentação de slides, o poema memorizado, agora era me tranquilizar!!!  Minha casa fica relativamente perto do local onde a prova seria aplicada. Cheguei lá em torno de 15 minutos. Quando cheguei já havia um pequeno grupo no lado de fora do Sebrae. Estavam lá a Bia (Beatriz), o Erick Xavier, o Iwry e o José Nilton (desculpe se esqueci alguém). Depois o Déberth chegou, Diana e a Véra! (A késia chegou um pouco depois). Ficamos esperando até o Sebrae abrir. Enquanto isso a professora Lucyana Torres chegou, uma avaliadora que iria fazer parte da bancada. Era muito simpática e dinâmica :D. Entregamos a Véra as nossas fotos em um folha A4, que serviria para ser a capa do nosso dossiê. XD

Entramos no Sebrae e Verá foi organizar a sala onde seria a prova. Enquanto isso ficamos no sofá no lado de fora. Conversamos um pouco até que um jornalista chegou. Véra chamou Déberth e eu para darmos uma entrevista. Déberth falou primeiro com o jornalista, respondendo perguntas pessoais que eram ligadas ao programa como, por exemplo, onde ele tinha aprendido a falar inglês e o que ele iria fazer se conseguisse a vaga para ser o Jovem Embaixador. Quando terminou voltou para o sofá para continuar conversando com o pessoal. Agora era a minha vez. Estava bem tranquilo. Ele me perguntou o que fazia, a minha rotina como estudante, falei sobre o meu trabalho voluntário, sobre o meu interesse em ser um Jovem Embaixador, como aprendi Inglês (O aprendizado dessa língua na minha vida deu-se devido ao estímulo de muitas pessoas a minha volta no IFRN, que me conscientizaram sobre a importância que isso poderia acarretar em minha vida e me ajudaram. Foi difícil no começo, mas cheguei lá com muito esforço) e sobre as minhas perspectivas. Depois que terminei a entrevista Véra me chamou para fazer a prova oral. Fui o primeiro em ordem alfabética! Era AGORA! (Para ler a reportagem que o jornalista fez sobre o grupo clique aqui ou aqui).

Entrei na sala e elas começaram a falar das experiências delas nos Estados Unidos, tudo em inglês, para descontrair. Percebi que o jornalista que havia me entrevistado estava dentro da sala observando tudo, por isso ele escreveu na matéria : "Allan Michel, de 17 anos, disfarçou muito bem o nervosismo diante da equipe de professoras que avaliava sua familiaridade com a língua inglesa (...)". Ele tirou uma foto e se retirou do local. Depois disso a bancada começou a introduzir a prova!!! Meu Deus, ERA AGORA!!! Existiam 10 tiras de papeis em cima da mesa! Elas pediram para eu pegar um de cada vez. Existiam 10 perguntas! Fui lendo cada uma e respondendo! E a medida que ia passando o tempo ficava nervoso. Tentava disfarçar o nervosismo... E não sei se consegui (acho que não). Como falei as perguntas eram sobre situações criadas que avaliavam nosso inglês, o espírito de liderança e o nossa percepção para nos adaptarmos a diferentes situações, as adversidades que poderíamos encontrar nos Estados Unidos com o grupo (pelo o que percebi no post de muitos candidatos de todo o Brasil a avaliação é um pouco diferente de acordo com a Instituição Parceira). Uma dessas perguntas me deixou meio pensativo e na ânsia de responder rápido falei algo que até hoje me faz pensar.-. !! Aquela resposta que dei não descrevia quem eu era! Fiquei tão apreensivo depois, e triste! No fim das dez perguntas me retirei. Fui sentar no sofá no lado de fora e comecei a conversar com os outros candidatos e com Véra. Agora era a vez de Bia. Desejamos boa sorte para ela e ela foi! Acredite, o relógio demorou a passar como se o ponteiro dos segundos fosse o ponteiro das horas.

Foto que o reporter tirou no momento em que estava fazendo a primeira etapa da prova oral

Enquanto cada candidato ia entrando para fazer a primeira etapa da prova oral, Véra nos propôs um trabalho em grupo, algo que pudéssemos apresentar no final da prova. Pensamos todos em uma música para o grupo cantar. Déberth sugeriu "heal the world" (Clique aqui para ver a letra da música). Bia e eu ficamos animados com "We are the world" (Clique aqui para ver a letra da música). Ao final decidimos todos a pegarmos uma parte de cada música, em conjunto também com a música "We are the champions" (Clique aqui para ver a letra da música). Fomos imprimir eu, Déberth, Diana e Bia as folhas com os refrões das músicas. Voltamos e ficamos sentados no sofá ensaiando. Minutos depois fomos levados a uma sala onde continuamos o trabalho. Cada minuto que passava eu admirava mais os meus colegas. Aquele trabalho em grupo me fez ter a certeza de que todos são merecedores.

Passado um tempo Véra voltou com outro jornalista. Ele ficou nos observando por um tempo. Perguntou a idade de cada um e onde estudávamos. Bia falou também do programa tanto como do English Immersion Program, que a mesma havia participado nesse ano de 2010. Passado algum tempo Véra pediu para todos fazerem uma fila lateral e falar porque queriam participar do programa para o pessoal que  era da Secretaria de Educação que vieram nos ver. Citei a questão do sonho!!! (tanto como gaguejei um pouco... kkkk).

Ao final, quando todos haviam acabado a primeira etapa, e isso era mais de 12:00h, Véra falou que a bancada queria falar comigo novamente, para tentar extrair mais coisas sobre mim. Fui lá e respondi mais algumas perguntas (estava mais calmo) e depois agradeci e me retirei.

Quando voltei para a sala onde o pessoal estava ensaiando Véra nos chamou para comer um delicioso bolo que havia providenciado, com salgados e refrigerante! Estava morto de fome. Eram aproximadamente 13:00. O bolo, além de lindo era uma delícia!!! Assim como tudo é claro. Paramos para "almoçar"!XD

Foto do bolo com os salgados

Véra se preocupa muuuuito mesmo com os candidatos. Todos a chamam de mãe! E com razão... Ela também se apega muito a nós. Por isso ela às vezes não participa da bancada, para manter a imparcialidade e ser justa com todos os candidatos. Nesse instante ela começou a servir o bolo para nós (era totalmente perceptível a preocupação que tinha conosco, devido ao horário!!). Todos fomos comendo e alguns foram sentando em uma mesa oposta a da comida. Bruna YA 2010 tirou também algumas fotos.

Véra ao lado da psicóloga Patrícia Fernandes no coffee break

Déberth e Bia começaram a conversar com a professora Luciana e a psicóloga na mesa. Tentei chegar mais perto para escutar o que eles estavam conversando (a conversa parecia boa, estavam tão animados). Depois de algum tempo seguimos para a outra parte da prova!!! kkk... O tão esperado "Talent Show". A sequência foi escolhida por nós. Primeiro Bia, depois Déberth, eu, Diana... Todos!!! Adorei as apresentações!

Tenho que confessar que amei a apresentação de Déberth no talent show! Foi lindo! Uma versão nova de Send it on (Queria ter tido a oportunidade de tê-lo gravado fazendo aquilo! A bancada vibrou com ele e nós também!!!). A mesma coisa Diana! Ela fez um poema sobre a nossa casa, o planeta terra. Vera chorou com ela declamando. Fiz também um poema chamado You're salvation (Fiquei um pouco tenso e não consegui colocar a emoção que queria e sentia). Késia tocou uma música, Bia leu um texto, muito bonito sobre solidariedade assim como Iwry e o José Nilton. Erick, pelo que me lembro também tocou uma música. 
Vera explicando aos candidatos sobre a apresentação do Talen Show
 
Déberth indo arrumar as coisas para se apresentar

Depois disso veio a 3º etapa. A "mesa redonda". Bruna Lobato falou que faria algumas perguntas. e Verá também pediu para continuarmos a conversa, sem deixá-la acabar, dando sempre um continuidade. Quem quisesse responder levantava a mão e respondia. Ela começou a fazê-las. Estava bem tranquilo nessa etapa. Foi tranquilo. Depois disso ela falou que podíamos também fazer perguntas um ao outro. Fizemos algumas perguntas sobre trabalho voluntário, sobre o que isso significava. Foi um momento muito bom, pois todos compartilhávamos o mesmo amor pelo trabalho voluntário, com testemunhos sobre situações que se tornavam lições de vida para nós. Diana, também muito observadora,  incluiu Iwry e José Nilton fazendo perguntas a eles. Ao final Bruna fez duas perguntas diretas para Bia e Déberth, sobre quais seriam as melhorias que eles poderiam trazer para a comunidade deles sendo jovens embaixadores. Perguntou também quem iria continuar com o trabalho voluntário. TODOS! :D

Nesse finalzinho percebi o quanto todos queriam aquilo de todo o coração, o quanto haviam batalhado para chegarem onde chegaram. Cada um, mesmo com dificuldades, lutaram... Passamos a nos conhecer mais nessa prova oral, e por conseguinte passei a me apegar mais a todos e a recíproca era verdadeira. Hoje nos considero uma família. Saímos e compatilhamos muitas coisas!

Depois de tudo isso foi o momento mais leve do dia (kkkk). Véra havia encomendado presentes para nós. Bolsas muito bonitas com a logo do programa. Dentro havia outro presente! kkk... Um livro em inglês ou um dicionário. Todos ganharam, até a bancada avaliadora! Eu recebi um livro chamado "Fast and Easy" com uma mensagem de Véra na capa do livro: "Dear, Students. I wish you have always a dream and struggle for it". Sempre quando olho essa mensagem (Queridos estudantes, eu desejo que sempre tenham um sonho  e lutem por ele) me dá vontade de chorar, e eu nem sei porque. Vera tries to be the coordenator of the program every time, but everyone knows about her feelings and her willing to take care of us. Today, I can say that she's a kind of mother to me. She wants to see everyone growing, nurturing good things., to see us in a better place in the future. (Véra tenta ser a coordenadora do programa sempre, mas todo mundo sabe sobre os seus sentimentos e sobre a sua vontade de cuidar de nós. Hoje eu posso dizer que ela é uma mãe para mim. Ela quer ver todo mundo crescendo, nutrindo coisas boas, para ver nós no futuro em um lugar melhor.) 

Presentes sobre a mesa! Todos lindos!!!

A bolsa que ganhamos e o livro que estava dentro da minha, Fast and Easy.
 
Bruna YA2010 e a Professora Lucyana Torres com os presentes!

Todos reunidos e com os presentes (Os candidatos a Jovem Embaixador, as professoras que montaram a bancada, Vera e a coordenadora geral da Secretaria de Educação)
Depois da entrega dos presentes fomos apresentar a música. Foi bem bonito!  Quando terminamos demos um abraço coletivo!!! Foi óóótimo! Me senti tão bem!!!

Apresentação final! Da esquerda para direita: Déberth, Beatriz/Bia, Késia, eu José Nilton, Diana, Erick e Iwry
 
Abraço coletivo (Créditos Iwry)
Depois desse abraço, nos despedimos. Dei um abraço bem forte em Véra, falei com Bruna e todos seguimos até a saída do Sebrae-RN. Fomos conversando sobre a prova. Parabenizei Hérick pelas palavras que havia dito na prova oral, e nos despidimos. Iwry ia voltar para casa em Caicó, Herick já tinha ido também tanto como Késia e José Nilton. Ficamos na portaria conversando Déberth, Bia, eu e Diana e decidimos sair à noite! Trocamos telefones e seguimos. Voltei para o Instituto Federal. Peguei o mesmo ônibus que Diana. Aproveitamos para conversar mais. Quando cheguei na escola conversei com alguns colegas sobre a tão longa prova oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário