quinta-feira, 30 de junho de 2011

Washington D.C - Departure to São Paulo - Natal - 29/01/2011

Acordamos e fomos tomar café. Faríamos hoje o último diálogo com o Dialogue Group. A Cari, como sempre, foi a orientadora do meu grupo. 

Eu sentei no sofá assim como os meus amigos YA's. Ela agora nos questionou sobre assuntos que se basiavam na nossa volta para casa, sobre as nossas perspectivas para o futuro. Amei ver o que cada um falou aqui. O Dimas foi operado na noite anterior, o do Talent Show, mas mesmo assim estava lá conosco, meio inerte, todavia utilizou-se das palavras como sempre para passar toda sua emoção em sua conclusão. 

Cari do Staff da World Learning dentro do 4-H
A Cari pediu depois para que fizéssemos um cartaz com os pensamentos que tínhamos antes do programa, durante ele, e o depois. Fizemos e cada Jovem Embaixador que estava no meu Dialogue Group explicou o que havia escrito. Ao final dessa última atividade fomos pegar as nossas malas. Era hora de dizer adeus para o 4-H. Fomos colocando as nossas malas no ônibus. A Mellisa não iria conosco até o aeroporto. Entramos e ficamos olhando pela janela ela na escada do 4-H, acenando. Ouvia-se pessoas chorando dentro do ônibus.

Parte do meu Dialogue Group conversando
Eu em frente ao meu cartaz
Passamos bom tempo dentro do ônibus. Um amigo do Simon entrou nele no meio do caminho e cantou para nós a música "My land is your land." Nossa parada seria em um restaurante brasileiro. Tive a oportunidade de comer feijão e arroz antes de voltar para casa. 

Eu no restaurante
Seguimos para o Capitol, onde tiraríamos as últimas fotos do grupo. Chegando lá descemos do ônibus e passamos uns 30 a 40 minutos. 


Eu em frente ao U.S Capitol
Voltamos para o ônibus e já era praticamente final de tarde. Nos despedíamos de Washington assim como o sol se despedia de nós.

Monumento a Washington visto da janela do ônibus 

Memorial Thomas Jefferson

Vista do céu em Washington
Pentagono visto da janela do ônibus quando estávamos indo para o aeroporto
Chegando no aeroporto, fizemos check-in e fomos para uma das partes mais difíceis: Dizer adeus. Era ali que deixaríamos as pessoas que fizeram parte desse sonho e que nos ajudaram tanto nos Estados Unidos. O staff do World Learning também direcionaram algumas palavras para nós. Abracei cada um e agradeci novamente, assim como todos os Jovens Embaixadores. 

Passamos pelos seguranças e fomos para o portão de embarque. Enquanto o horário da decolagem do nosso voo não chegava, fui comer algo com a Jordana. 

Eu e a Jordana comendo dentro do aeroporto
Voltamos para o portão de espera até serem autorizadas a entrada dos passageiros. Entramos e esperamos o avião decolar. Estávamos indo para casa! Senti o avião deixar o solo, e agora, literalmente, saímos de solo americano. Escutava alguns Jovens Embaixadores chorando, e também não me contive quando vi as luzes de Washington D.C pela janela. As lágrimas correram aos meus olhos. Havia concluído um sonho, o maior de todos da minha vida até aquele momento. Não sei o que acontece, mas minha mente gosta de flash-back, e fiquei pensando novamente o que tinha ocorrido. A missão estava cumprida. Havia gravado umas 10 horas de fita para a produção do Caldeirão do Huck, tanto como tinha feito o meu melhor para representar o meu país. 

Eu dentro do avião

Washington D.C



Vista de Washington D.C pela minha janela

Vista de Washington D.C pela minha janela
Aquilo tudo ocorreu mesmo em três semanas? Impossível aos nossos olhos! Só quem passa pela mesma experiência sabe do que falo. Essas três semanas são responsáveis por mudar todas as nossas vidas daqui em diante. O futuro seria meio que incerto daqui para frente, senti isso. Apenas tinha certeza de que cada pessoa que havia participado dos Jovens Embaixadores tinha o potencial para se dar muito bem na vida, e além disso, continuar com a missão que, para mim, é intrínseca a um um Jovem Embaixador: ajudar aqueles que precisam, que de uma forma ou de outra ainda não puderam mostrar seu potencial e se desenvolverem. Adormeci imerso em meus pensamentos.

Quando acordei estava sobrevoando o solo brasileiro. Há poucas horas estaria em São Paulo e cada Jovem Embaixador iria para casa.

Pela manhã desembarcamos. Mal saímos do portão de embarque e o Gilmar tanto como aqueles que moravam em São Paulo já pegavam seu caminho de volta para casa. Não tive a oportunidade de me despedir de Janailton nem dele, por exemplo. À medida que os horários dos voos chegavam, batíamos palmas, nos abraçávamos e nos despedíamos. Estávamos esperançosos pelo encontro de avaliação do programa que ocorreria em março. O Marcos Hirata da Embaixada estava conosco assim como o Jovem Embaixador 2010 Nietzsche. Eu fui um dos últimos a ir embora com o Déberth. Quando chegou nossa hora abracei todos que lá se encontravam. A Eva foi até a fila e gritou com lágrimas as olhos: "Até abril, Sonho. Te amo!". Nunca vou me esquecer disso. Nunca vou me esquecer da maneira carinhosa que todos me chamavam, de sonho. Nunca vou esquecer do que havia feito para estar ali e ter compartilhado tantos momentos bons com todos os Jovens Embaixadores, mas agora era hora de ir!


Eu, Deberth, Alexandre e Renato no aeroporto
Renato, eu e Beatriz
Eu e o Denis
Cheguei em Natal a noite com o Déberth. Minha mãe foi me buscar no aeroporto. Me despedi de Déberth e segui para casa. A missão definitivamente estava cumprida, estava em casa, feliz por tudo o que havia acontecido! O sentimento e a responsabilidade de um Jovem Embaixador nunca morreriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário