segunda-feira, 4 de julho de 2011

04/07/2011 - Independence day in Exeter

Hoje tivemos um horário especial devido ao feriado. Vinte minutos cada aula, somente para conhecer os professores. 

Eu em Exeter hoje pela manhã
Acordei, tomei banho e fui andar um pouco pelos gramados verdes de Exeter. O meu encontro com o Mr. Hutchins era para as 8:30h, com todo o grupo que ele está inspecionando. 

Quando a hora do encontro chegou fomos todos para a cafeteria (que parece muito com a do 4-H, onde os Jovens Embaixadores se instalam em Washington). Nós pegamos o que queremos para comer. Conversar com pessoas de outras culturas é maravilhoso. Descobri até que no árabe se lê da esquerda para a direita. Além disso converso bastante sobre o sistema educacional de outros países. Tenho colegas aqui que estudam em Singapura, e que atendem escolas americanas lá, e que vieram para se preparar para o SAT também.

Seguimos para a abertura oficial do Summer Program com o Ethan Shapiro, o diretor do Summer School. Ele falou dados interessantes sobre o programa de 2011. Estamos na 93 programa, com 782 estudantes de 48 países, com 90% dos estudantes vindo pela primeira vez para Exeter. Ele comentou sobre o 4 de julho e sobre a história da escola. Citou o fundador da escola, John Phillips, que sempre prezou pela boa educação de todos (Mr. Shapiro até brincou que naquela época, "todos" para ele siinificava apenas garotos de New Hampshire, mas que hoje esse "todos" se referia a esses 782 estudantes que estavam em Exeter e que já podiam se considerar Exonians.

Auditório lotado com alunos de todos os lugares do mundo
Depois da apresentação, fui para a aula de US. History onde conheci o senhor Werner Brandes. Ele entrou jornais com algumas resenhas e artigos sobre a independência dos Estados Unidos, tanto como se apresentou para a classe, assim como nós alunos. Na nossa sala de aula nós temos três brasileiros, contando comigo Para hoje já tenho duas atividades, ler o jornal, a declaração de independência dos Estados Unidos e umas páginas do livro que temos que comprar. Fiquei sabendo até que ele já participou de uma bolsa da fulbright na Alemanha, de onde ele é. 

A segunda aula foi de Grasping Grammar, como Senhor Kevin King. Hoje ele já passou uma atividade para os alunos. Em grupo, os alunos irão todo dia, até sexta feira, dar uma aula sobre um tempo verbal. Eu vou fiquei com o Present perfect. Irei apresentar sexta feira, e acreditem, estou super ansioso para fazê-lo. Ainda tenho duas folhas de exercício para responder até amanhã. Um prognóstico, na verdade.

A terceira aula foi de Creative Writing, com o Senhor John Corrigan. Ele se apresentou, nos apresentamos como de costume e conversamos um pouco sobre do que iremos ver nessas 5 semanas em Exeter. Tenho um essay para ler e analisar. Tenho certeza que Creative Writing irá me ajudar bastante para desenvolver minhas habilidades na escrita, e, é claro, me ajudará a expor minhas idéias mais claramente. Estou esperando ansiosamente para ver poetry.

Fui na livraria aqui em Exeter depois das aulas comprar os livros. Voltei para o dormitório e fui almoçar. Segui direto para me inscrever em um esporte no Athetic Center. Vou fazer yoga. As aulas começam amanhã. 

Livros que comprei hoje


Athlelic Center
Todos os prédios em Exeter são enormes. Esse Athletic Center possui vários ginásios dentro dele. Segui para o meu dormitório, peguei os meus livros e fui direto para a biblioteca fazer as minha atividades. O ambiente se torna totalmente diferente quando você está inserido nele. Andei por todo a biblioteca, ficando perto da seção de dicionários. Ainda peguei um livro preparatório para o SAT. (Infelizmente ainda não tirei fotos dentro da biblioteca). Sai do prédio e estava chovendo. Desde de que cheguei chove um pouco por aqui.

Fui jantar e segui para uma apresentação sobre a Harkness table com os professores de Exeter. Foi ótimo. Já sabia como era o método, mas isso reforçou o quanto nós alunos temos que ir preparados para as aulas. Os alunos compartilham os pensamentos com os outros e com o professor, e vice-versa, dando andamento a aula. Um professor falou que o mais importante em Exeter e também com o método, não é descobrir a resposta certa, mas sim como chegar a resposta certa, não somente em questões de matemática e literatura, mas também nas questões que iremos enfrentar em nossas vidas.

Professores simulando uma aula na Harkness table
Estou agora no dormitório. O engraçado aqui é que são 8:30 da noite, o céu ainda está claro, e para mim é como se fosse 5:00 da tarde. Podem acreditar, isso muda meu relógio biológico, mas adoro vivenciar essas coisas. Também me lembro quando me perguntaram na entrevista para Exeter o que mais sentiria falta. Bem, isso nós descobrimos quando estamos lá, certo? Podemos apenas fazer um educated guess about it. Mas até agora o que é mais difícil para mim são os nomes das pessoas. Gosto de chamar todo mundo pelo nome, porque isso traz a identidade de cada um, mas garanto que está complicado aqui, tanto a pronúncia quanto a escrita dos nomes are driving me crazy.

Daqui a pouco vou para um encontro com o meu advisor. Espero está escrevendo aqui amanhã. Tenho que terminar as minhas obrigações aqui ainda. Tenho alguns textos para fazer critical reading. :)


2 comentários:

  1. Olá, Allan!
    Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo blog e principalmente pelas conquistas.
    Estou na disputa para ser uma YA em 2012. Não nos conhecemos, mas já te admiro bastante e espero um dia poder vivenciar as mesmas experiências que você.
    Sucesso!
    Laís Barbosa, do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laise! Muito obrigado! Espero que o blog esteja ajudando você a ver como o Programa Jovens Embaixadores pode faz a diferença na vida dos participantes. Estude muito e se esforce porque nada é impossível! Sucesso para você também! :)

    ResponderExcluir